5 principais indicadores no recrutamento e seleção

Os indicadores no recrutamento e seleção são dados que servem para medir a eficiência das contratações de uma empresa. Com essas informações, o setor de RH consegue avaliar a efetividade de suas estratégias e identificar quais medidas deve tomar para garantir a excelência dos processos de trabalho. Dessa forma, podemos dizer que os KPIs (Key Performance Indicators) são a chave para medir os resultados do departamento de Recursos Humanos.

Quais são os principais indicadores utilizados no recrutamento e seleção?

Existem inúmeros indicadores que podem ser utilizados dentro das empresa, mas para te ajudar no entendimento desse conteúdo, separamos os 5 principais indicadores no recrutamento e seleção para você acertar nas contratações da sua empresa.

1 – Número de currículos recebidos

Antes de partir para as próximas fases, uma das primeiras métricas a serem analisadas pelos recrutadores diz respeito ao número de currículos recebidos. Quanto mais aplicações, maiores as chances de encontrar o candidato ideal para preencher a vaga.

Essa métrica também indica se o trabalho do RH foi executado de maneira adequada nos meios de divulgação. Assim conseguimos saber se a descrição das vagas foi bem trabalhada, bem como se reputação da marca no mercado tem atraído os melhores profissionais.

2 – Custos de contratação

Todo processo seletivo exige uma certa quantidade de recursos da empresa, e é importante saber qual é esse valor para evitar gastos exagerados. Por isso, garantir a eficiência dos processos seletivos e reduzir essas despesas também faz parte do papel do RH.

Existem diversas formas de reduzir os custos de contratação, mas, aderir a uma plataforma de recrutamento e seleção é uma ótima opção. Outra boa ideia é apostar em testes e entrevistas online, o que reduz gastos estruturais e economiza o tempo de candidatos e de recrutadores.

3 – Tempo de fechamento da vaga

É essencial dar atenção especial ao tempo de fechamento da vaga. Isso porque quanto mais demorado for o processo seletivo, mais dinheiro será gasto para escolher o profissional certo! Além disso, um alto tempo gasto nesse processo aponta falhas na seleção.

4 – Número de processos concluídos no prazo

Outro importante indicadores no recrutamento e seleção é o número de processos concluídos dentro do prazo. O cumprimento de prazos é algo essencial para empresas que precisam lidar com outras tarefas em seu dia a dia, ainda mais quando se trata do RH.

Se as vagas demoram para serem fechadas, isso pode estar relacionado a algum problema em relação à atração de talentos para a empresa. Logo, você precisa estar ainda mais atento!

5 – Custo de rotatividade

O turnover, ou rotatividade, é o fluxo de entrada e saída de profissionais de uma empresa. Se essa taxa for muito alta, significa que o trabalho de retenção de talentos precisa ser ajustado!

Geralmente, a realização de processos de recrutamento e seleção é necessária devido à saída de colaboradores. Por isso, avaliar a rotatividade é essencial! Por meio dela é possível contabilizar não só as despesas com o pagamento de rescisões contratuais, mas também os custos com novas contratações, além do investimento na qualificação dos indivíduos contratados.

Uma forma de reduzir os custos com a rotatividade é manter os colaboradores interessados em permanecer na companhia. Para isso, o RH precisa tomar medidas como fortalecer a cultura organizacional, desenvolver planos de carreira e melhorar a comunicação interna. Dessa forma, o clima corporativo e a satisfação dos funcionários estarão sempre em alta.

Como vimos, a seleção é um fator crítico de sucesso para qualquer organização. Por isso, é fundamental que você trabalhe com os melhores indicadores no recrutamento e seleção para reconhecer as oportunidades de melhorias no processo seletivo e fazer contratações mais assertivas.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

Entre em Contato com a Skeel

Abrir WhatsApp
Precisando de ajuda?