3 TED Talks que todo profissional de RH deve assistir

3 TED Talks que todo profissional de RH deve assistir

Os TED Talks são palestras organizadas pela TED (Technology, Entertainment, Design), uma instituição sem fins lucrativos presente em diversos países do mundo. Elas discutem de forma objetiva ideias inovadoras sobre vários assuntos, inclusive gestão de pessoas. São vídeos gratuitos, curtos e impactantes, disponibilizados no site da TED. Confiram algumas dicas que separamos!

  1. Como grandes líderes inspiram ação

O modelo de gestão e liderança Golden Circle (ou Círculo Dourado, em português), é apresentado pelo consultor e escritor Simon Sinek em 2009. O Golden Circle é um modelo simples mas poderoso para uma liderança inspiradora, que parte do princípio de que existe um padrão de comunicação, pensamento e ação baseado em três perguntas básicas: o quê?; como?; e por quê?

De acordo com Sinek, os grandes líderes partem de um propósito maior, ou seja, do “por quê?”. Assim, eles abordam a situação de dentro para fora, em vez de pensar inicialmente apenas “no que” vender, por exemplo.

  1. O modo como pensamos sobre trabalho está falido

Nesse TED Talk, o psicólogo Barry Schwartz provoca o público ao afirmar que é necessário repensar a gestão de pessoas, parando de encarar os trabalhadores como se fossem engrenagens de uma máquina.

Ele demonstra que, para tornar o trabalho satisfatório, existem outros valores intangíveis além da recompensa financeira. Entretanto, eles são ignorados devido ao nosso modo tradicional de pensar e agir.

  1. Por que fazemos o que fazemos?

“O que o motiva a agir? O que move você hoje?” Esses questionamentos são a base da abordagem que o estrategista, escritor e palestrante motivacional Tony Robbins apresenta.

Em meio a muitos exemplos, ele destaca um atleta ao ouvir um diagnóstico, “Você tem câncer no testículo.” Isso é difícil para qualquer homem, especialmente um ciclista. Entra na sua mente, nos seus pulmões. Mas qual foi a decisão dele, focar em que? Diferente de muitas pessoas. O que significou? Não era o fim, era o começo. O que você vai fazer? Ele segue em frente e ganha sete campeonatos, e nunca ganhou nenhum antes do câncer, porque adquiriu fitness emocional, força psicológica.”

O que fazemos com motivação é o que representa o que verdadeiramente importa para nós. O que diferencia as pessoas é conhecer sua verdade.