Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção: 3 vantagens para sua empresa!

A inteligência artificial está ganhando cada vez mais espaço no setor de recursos humanos, principalmente dentro dos processos seletivos. Muitas empresas estão utilizando a ferramenta de forma efetiva para tornar o processo de recrutamento e seleção ainda mais rápido e eficiente.

Dentro do setor de RH, muitos profissionais sofrem com a escassez de tempo e alta demanda de trabalho. Esses são os principais motivos para buscarem por auxilio no momento de recrutar currículos e realizar novas contratações. Nesse sentido os algoritmos de inteligência artificial conquistaram uma posição estratégica e força dentro das organizações. Eles tornam possível que os computadores sejam integrados a diversas situações do cotidiano das empresas. Isso viabiliza a automatização da rotina empresarial e a execução de atividades com mais agilidade e segurança. Dessa forma, todo trabalho fica mais rápido e pode ser realizado com a própria equipe.

Nesse artigo você vai encontrar informações sobre como a inteligência artificial pode auxiliar no processo de recrutamento e seleção da sua empresa e quais os benefícios que ela trás.

Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção

O que é Inteligência Artificial?

Entender o que é Inteligência Artificial é essencial para a empresa que deseja se modernizar. Isso porque ela é uma das principais tecnologias disruptivas da atualidade. A Inteligência Artificial pode ser descrita como uma ferramenta que aporta e facilita a tomada de decisões por meio do uso de dados, tendo o potencial de modificar consideravelmente o modo de funcionamento das organizações.

Podemos dizer que o conceito de IA está relacionado à capacidade de soluções tecnológicas realizarem atividades de um modo considerado inteligente. IAs também podem “aprender por si mesmas” graças a sistemas de aprendizado que analisam grandes volumes de dados, possibilitando a elas ampliarem seus conhecimentos.

De forma simplificada, a IA, nada mais é do que a capacidade de máquinas pensarem como seres humanos, raciocinando e decidindo de maneira ordenada, ou dando aporte para tomada de decisão através da interpretação de dados.

Como a Inteligência Artificial trabalha no recrutamento e seleção?

Existem diversas aplicações possíveis da inteligência artificial (IA) no recrutamento e seleção, mas está relacionada, principalmente em tornar mais fácil a rotina dos recrutadores. Com a IA dedicada a realizar tarefas que levam mais tempo e que são mais cansativas o RH consegue exercer uma função cada vez mais estratégica dentro das empresas.

Dentro das plataformas de recrutamento e seleção que utilizam essa tecnologia, a IA traz diversas funções como o ranqueamento dos candidatos de forma automatizada para você focar na avaliação dos melhores candidatos. Ela também auxilia na otimização no processo seletivo e mais objetividade na avaliação de habilidades e capacidades dos candidatos. Ou seja, com o auxilio da inteligência artificial utilizada nas plataformas de recrutamento e seleção, você tem acesso a métricas, dados, indicadores e muito mais.

Essas soluções de inteligência artificial no recrutamento e seleção estão alinhadas com a expectativa dos trabalhadores jovens, das gerações Y e da geração Z, visto que esses são nativos digitais e estão acostumados a experiências mais tecnológicas e intuitivas. Nesse sentido, a IA pode ser usada para avaliar os comportamentos e as competências dos candidatos em situações reais, além de ajudar no match entre candidatos e empresas.

Além de priorizar os melhores candidatos, divulgar as vagas por meio da internet, a plataforma cria um banco de cadastros com os currículos enviados, facilitando, desse modo, a busca por candidatos a cada novo cargo disponibilizado, visto que todos os dados e informações ficam centralizados em um único lugar.

O processo de recrutamento e seleção nas empresas

O processo seletivo é um momento decisivo para toda e qualquer empresa, e é fundamental que a eficiência esteja presente em todas as suas etapas. A utilização da IA faz com que haja uma evolução nos métodos operacionais, possibilitando que profissionais competentes possam buscar focar em outras questões mais estratégicas.

As plataformas especializadas no processo seletivo nasceram com o objetivo de conectar a vaga certa, com os candidatos certos. Dessa forma, trazer maior aproveitamento para todo processo, tornando os RHs mais ágeis e eficazes. Com a IA é possível reduzir significativamente o trabalho operacional e a chance de erros na triagem dos candidatos. Além disso, os profissionais da área precisam analisar uma pequena amostra dos currículos, apenas a que apresenta os candidatos com maior potencial e afinidade com a vaga. 

A Inteligência Artificial no processo seletivo

A Inteligência Artificial chega trazendo a padronização nos processos seletivos e dando a possibilidade de personalização dentro das plataforma com mais objetividade na avaliação de habilidades e capacidades dos candidatos. Através de uma única plataforma, você consegue ter acesso a métricas, dados, indicadores e muito mais dados que farão seu processo seletivo ser um sucesso!

Agora, além de divulgar as vagas por meio da internet, as plataformas criam um banco de cadastros único com os currículos enviados, facilitando, desse modo, a busca por candidatos a cada novo cargo disponibilizado.

Segundo o estudo publicado pela KPMG, a tendência é que a tecnologia de armazenamento em nuvem e a utilização da inteligência artificial sejam revolucionarias dentro dos processos de RH. Essa será uma grande contribuição para a estratégia de negócio das empresas.

Hoje a Inteligência Artificial já possui uma participação evidente dentro da melhoria dos processos de RH. Mas, ao longo do tempo, esses benefícios irão se expandir exponencialmente, deixando cada vez mais clara a necessidade das empresas em migrar para o processo automatizado dentro de plataformas online.

3 benefícios que a IA trará para sua empresa

A sensação de pertencimento dos colaboradores em relação às empresas virá a partir do preparo para o uso de novas tecnologias, como aplicativos de recrutamento digital, treinamentos online por meio de plataformas interativas, uso de games para a capacitação de pessoal e outros.

Uma das maiores vantagens da inteligência artificial no recrutamento e seleção é a eliminação do fator “opinião pessoal do recrutador” (ou achismos, adivinhações e preconceitos) nas contratações. Além da capacidade de lidar com grande quantidade de currículos de forma objetiva e eficiente.

Se formos elencar os 3 principais beneficiários que a IA trás para sua empresa hoje, são:

1. Redução de custos operacionais

Com a o aumento da assertividade e da produtividade, as organizações que apostam na IA conseguem eliminar custos operacionais com mais facilidade.

É possível constatar a economia ao divulgar as oportunidades de emprego dentro das plataformas pois possuem divulgação automática em grandes portais online e nas redes sociais. Também é possível economizar gastos em relação ao turnover, que geralmente são bem altos.

Quando a Inteligência Artificial entra em campo, ela minimiza as chances de turnover, pois traz uma solução ao selecionar os candidatos mais próximos ao perfil desejado e à cultura organizacional. Também traz a centralização dos currículos e a comunicação direta com o candidato dentro da plataforma, de forma fácil, rápida e eficiente.

2. Melhora a experiência do candidato

O uso da Inteligência Artificial no processo seletivo é algo que vem mudando totalmente o mercado e como os candidatos olham para as empresas. Além de demonstrar inovação e criatividade como pontos da chave da empresa, a IA permite muito mais comodidade ao candidato, de modo a permitir que ele possa trocar testes chatos e demorados, por rápidos vídeos gravados pelo celular, por exemplo.

Os maiores problemas da falta de engajamento durante os processos seletivos geralmente estão realicionados à processos longos e demorados, falta de retorno e dificuldade de comunicação.

Com a I.A, os recrutadores podem selecionar aos candidatos com muito mais rapidez, movendo-os para o próximo estágio ou eliminando-os de cada processo. Com a classificação mais ágil das candidaturas e o feedback automático realizado dentro da plataforma, fica muito mais fácil e resulta em um melhor envolvimento entre ambos.

3. Personalização

A personalização dos processos seletivos é um dos grandes benefícios da inteligência artificial. Todas as etapas do processo podem ser definidas de forma estratégica com as necessidades de cada empresa, tornando cada processo único. Por mais que haja uma padronização das necessidades e do fit cultural empresarial, cada processo é único, tendo necessidades específicas para cada cada.

Com o software de recrutamento, o gestor consegue personalizar suas vagas, definindo todas as hard e soft skills necessárias e configurando filtros e testes personalizados. Assim, toda a seleção de currículos é feita de maneira automática, ou seja, o profissional de RH não precisará perder tempo separando currículos compatíveis com a vaga e poderá focar em ações para garantir o sucesso de cada processo seletivo.

Conclusão

Como vimos, as ferramentas de recrutamento e seleção são uma excelente oportunidade para otimizar e reduzir o tempo dos processos seletivos. Com ela, é possível tomar decisões mais estratégicas e eficientes, considerando fatores importantes, como o perfil comportamental dos candidatos.

Quer saber mais sobre como a Skeel pode auxiliar sua empresa? Agende uma demonstração agora mesmo.

Se você gostou deste artigo sobre como aplicar inteligência artificial ao recrutamento e seleção das empresas, acesse nossas redes sociais acompanhe novos conteúdos.

Entre em Contato com a Skeel

Abrir WhatsApp
Precisando de ajuda?