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Você já ouviu falar de hard e soft skills, certo? Enquanto as hard skills ajudam os colaboradores a executar tarefas específicas, as soft skills permitem que eles se comuniquem com o time e se adaptem às mudanças na rotina de trabalho. Mas, isso você já deve saber…

Agora, você sabe qual a importância de hard e soft skills para a empresa e como o RH pode ajudar a desenvolvê-las? Confira o texto a seguir e descubra todas as respostas!

O que são hard e soft skills?

As hard skills referem-se às habilidades técnicas que um indivíduo possui sobre um trabalho. Via de regra, elas são adquiridas através de educação formal ou programas de treinamento profissional. Além disso, podem ser quantificadas pelo líder ou através de softwares. Dentre os principais exemplos de hard skills, podemos citar a proficiência em uma língua estrangeira, interpretação de dados ou conhecimento em softwares de específicicos como o de RH.

Por outro lado, as soft skills são as habilidades interpessoais que permitem aos colaboradores interagirem uns com os outros no local de trabalho. E vale destacar: as soft skills são mais difíceis de medir e, geralmente, são desenvolvidas através da experiência profissional. Como exemplos de soft skills, podemos citar a comunicação, liderança, trabalho em equipe, resolução de problemas e gerenciamento de tempo.

Em um ambiente de trabalho acelerado, as habilidades técnicas e interpessoais aplicadas de maneira simultânea são fundamentais para o sucesso do negócio. Você, enquanto profissional de RH, deve criar estratégias para atrair profissionais com ótimas hard skills, ao mesmo tempo que precisa criar estratégias para desenvolver soft skills.

Qual a diferença entre hard e soft skills?

A principal diferença entre hard e soft skills está em como elas são adquiridas. Hard skills são habilidades técnicas específicas para um determinado cargo que são adquiridas através de educação formal ou programas de treinamento.

Já as soft skills são habilidades desenvolvidas no dia a dia do trabalho. Obviamente, elas podem ser treinadas, mas geralmente giram em torno da personalidade. Sem falar que as soft skills são muito importantes para posições de liderança. Afinal, os líderes devem ser capazes de se comunicar de forma eficaz, construir relacionamentos fortes e motivar suas equipes.

No recrutamento de líderes, pode ser interessante filtrar os candidatos com soft skills mais latentes. Dessa forma, a equipe de RH não precisará investir rios de dinheiro em diversos treinamentos para desenvolver essa habilidade no colaborador.

Qual a importância de hard e soft skills para a empresa?

Enquanto as hard skills são essenciais para o desempenho prático do trabalho. Por exemplo, um engenheiro de software precisa ter habilidades técnicas de programação para desenvolver aplicativos de software. As soft skills são igualmente importantes, já que possibilitam aos funcionários trabalharem de maneira eficaz com o time, se comunicarem assertivamente e se adaptarem às mudanças do cotidiano de trabalho.

Só para ilustrar, um representante de vendas deve ter excelente comunicação para construir relacionamentos com os clientes e fechar negócios. E é por isso que os empregadores que investem nas hard e soft skills colhem inúmeros benefícios. Afinal, os colaboradores dessas empresas são mais propensos a se tornarem uma força de trabalho mais qualificada que a média do mercado.

Isso, como resultado, gera maior produtividade, eficiência e melhor qualidade no trabalho em equipe. Sem falar que os funcionários com fortes habilidades interpessoais ajudam a criar uma cultura de trabalho positiva, onde a colaboração, a comunicação e o trabalho em equipe são supervalorizados na empresa.

Exemplos de hard skills

Antes de começar, vale o alerta: as hard e soft skills não são padronizadas. Sendo assim, cada setor deve mapear as habilidades que cada funcionário deve ter. A título de exemplo, citaremos as hard e soft skills de um recrutador. E, como recrutador, existem vários exemplos de hard skills necessárias para desempenhar seu trabalho com eficácia:

  • Proficiência em inglês: saber inglês, no mínimo, avançado permite que você se comunique efetivamente com colegas, candidatos e clientes em todo o mundo. Também lhe dará acesso a uma grande variedade de recursos, como publicações do setor, anúncios de emprego e oportunidades de desenvolvimento profissional;
  • Habilidade em softwares de RH: um bom software de RH automatiza tarefas, fornece análises e insights em tempo real para te ajudar a simplificar o processo de contratação. Os recrutadores que entendem sobre softwares de RH têm uma vantagem competitiva natural perante os concorrentes;
  • Negociação: recrutadores bem-sucedidos devem ter a capacidade de fechar ofertas de emprego e negociar termos com candidatos;
  • Vendas: a capacidade de vender a oportunidade os candidatos é fundamental durante o recrutamento;
  • Análise de dados: o uso de dados para medir a eficácia das estratégias de recrutamento e, principalmente, tomar decisões baseadas em informações assertivas é cada vez mais importante no setor de RH.
  • Excel avançado: ter habilidade avançada em Excel permite que os recrutadores produzam e analisem diversos relatórios de dados. Além disso, ajuda a simplificar os processos de RH, como acompanhar o desempenho dos funcionários e métricas de recrutamento;

No geral, os recrutadores devem ter uma combinação de todas as habilidades citadas acima para se destacar em sua função.

Exemplos de soft skills

Além das hard skills, há várias soft skills que são cruciais para os recrutadores obterem êxito na carreira:

  • Relacionamento: construir e manter relacionamentos fortes com candidatos é essencial para o sucesso de longo prazo no recrutamento;
  • Inteligência emocional: a capacidade de entender e gerenciar emoções, tanto as próprias quanto as dos outros, é importante para enfrentar os altos e baixos do recrutamento;
  • Adaptabilidade: os recrutadores devem ser capazes de se adaptar às mudanças nas circunstâncias, por exemplo, mudanças no mercado de trabalho ou nas necessidades dos candidatos;
  • Persistência: perseverar diante de rejeições ou obstáculos é importante no competitivo mundo do recrutamento;
  • Criatividade: os recrutadores devem ser capazes de pensar criativamente para identificar novas estratégias de sourcing ou se destacar dos concorrentes;
  • Resolução de problemas: identificar e resolver problemas é importante para superar obstáculos que surgem durante o processo seletivo;
  • Trabalho em equipe: a capacidade de contribuir para uma cultura de equipe positiva é essencial para o sucesso do processo de recrutamento e seleção.

E, para finalizar, devemos lembrar que os recrutadores devem ter uma combinação de hard e soft skills para serem eficazes em sua função.

Contratar soft skills é o futuro do recrutamento?

Segundo um estudo da Deloitte, os cargos que exigem fortes soft skills são projetados para crescer 2,5 vezes mais rápido do que outros cargos. Até 2030, espera-se que os cargos que necessitem de mais soft skills representem 63% de todos os empregos. E essa tendência não é surpreendente, já que as as soft skills:

Ajudam a prever o desempenho no trabalho

As evidências da pesquisa mostram que a aquisição de soft skills através de treinamento pode melhorar a qualidade do trabalho e reduzir a taxa de turnover.

Aumentam o desempenho dos colaboradores

Essa mesma pesquisa descobriu que aspectos como personalidade, estabilidade emocional, extroversão e abertura às novas experiências estão relacionados ao desempenho de tarefas e à criatividade.

Aumentam a receita do negócio

As habilidades interpessoais variam entre setores e funções, mas tendem a gerar resultados de negócios mais positivos.

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Como avaliar hard skills durante o processo seletivo?

Avaliar as habilidades específicas (hard skills) é fundamental para execução das demandas com a qualidade de entrega necessária. Para isso, em primeiro lugar, você pode fazer a triagem dos candidatos através de ferramentas que eliminem automaticamente perfils sem as formações essenciais para a vaga.

Depois, elabore e personalize os testes de habilidades conforme as suas necessidades para que consiga avaliar as reais necessidades da empresa. E aqui também, elimine automaticamente os candidatos que não atingirem a nota minima. Por exemplo, se o trabalho exigir habilidade em um software, você pode usar ferramentas de teste para avaliar o conhecimento do candidato nessa ferramenta.

Você também pode solicitar amostras de trabalho ou um portfólio para demonstrar suas habilidades. Isso te ajuda a analisar a qualidade dos trabalhos passados. Além disso, verifique se as certificações do candidato atendem aos requisitos do trabalho.

Por fim, busque no currículo do candidato as experiências mais relevantes para o cargo e que demonstrem a sua capacidade de aplicar suas habilidades técnicas em situações cotidianas do trabalho.

Ao combinar esses métodos, você pode compreender de maneira mais abrangente as hard skills do candidato e, a partir daí, tomar decisões informadas sobre sua contratação.

Como avaliar soft skills durante o processo seletivo?

Uma das melhores formas de avaliar as soft skills de um candidato durante a entrevista é fazendo perguntas comportamentais. Essas perguntas podem ser aplicadas durante a autoentrevista, e pedem ao candidato que descreva como lidou com situações anteriores, fornecendo informações sobre suas habilidades de resolução de problemas, adaptabilidade e comunicação.

Outra maneira de avaliar soft skills durante o processo seletivo é fazer perguntas situacionais. Ou seja, apresentar cenários hipotéticos e perguntar para o candidato o que ele responderia. Essa abordagem ajuda a avaliar o pensamento crítico e a tomada de decisão do candidato.

Preste atenção à comunicação não verbal durante as entrevistas. A linguagem corporal, o contato visual e o tom de voz revelam muito sobre a inteligência emocional de uma pessoa. As habilidades de escuta ativa também podem ser avaliadas pela forma como um candidato responde às perguntas e interage com o entrevistador.

Você também pode solicitar referências dos empregadores anteriores. Via de regra, ex-colegas costumam falar sobre o trabalho em equipe, comunicação e habilidades de liderança.

Além disso, plataformas de recrutamento inteligente como a Skeel, permitem que você sinalize as habilidades comportamentais desejadas e a propria inteligência artificial ajuda você a analisar com candidatos através da escrita e posicionamento do currículo.

Como identificar as lacunas de hard e soft skills dentro da empresa?

Para identificar as lacunas de hard e soft skills na sua empresa, comece identificando as necessidades da organização, determinando as habilidades e qualificações necessárias para atingir as metas de negócios. O próximo passo é avaliar as habilidades atuais de sua equipe. Fornecer uma pesquisa aos funcionários pode ajudá-lo a entender seus pontos fortes e identificar áreas de melhoria.

Usando os resultados dessa análise, você pode determinar quais habilidades os times devem melhorar para preencher as lacunas de hard e soft skills.

Você também pode comparar os resultados com as descrições de trabalho e, principalmente, consultar os gerentes de departamento. Por quê? Para garantir que as habilidades estejam condizentes com a realidade do negócio. 

A partir daí, o time de RH pode criar planos de desenvolvimento com base nos dados das lacunas de habilidades. Isso inclui programas de treinamento, workshops ou cursos para ajudar sua equipe a aprender as habilidades necessárias.

Você também pode criar planos de treinamento específicos de departamento para evitar lacunas de habilidades no futuro.

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Como o RH pode ajudar no desenvolvimento de hard e soft skills?

Neste momento, você já deve ter entendido sobre a importância de desenvolver hard e soft skills nos colaboradores, tanto como contratar profissionais com essas habilidades latentes. De qualquer forma, alguns profissionais ainda precisam de desenvolvimento, inclusive o time de RH.

Sendo assim, como o RH pode ajudar a desenvolver hard e soft skills? Confira a seguir!

Como desenvolver hard skills?

Os profissionais de RH podem identificar as habilidades necessárias em determinado cargo e, em seguida, criar programas de treinamento que ajudem os funcionários a adquirir essas habilidades.

Isso pode envolver a criação de programas de treinamento internos, parcerias com provedores de treinamento externos ou acesso a cursos de treinamento online. Ao fazer isso, o RH garante que os colaboradores tenham as hard skills necessárias para se destacar na sua função dentro da organização.

Para tal, o RH pode trabalhar com gerentes e supervisores para identificar as habilidades específicas exigidas em cada função. Neste caso, o seu time pode analisar as descrições de cargos e realizar pesquisas internas. Dessa forma, conseguirá entender quais habilidades são necessárias para o sucesso da função.

Uma vez identificadas as habilidades necessárias, o RH pode criar programas de treinamento adaptados às necessidades de cada função. E, obviamente, o RH deve fornecer feedback contínuo. O feedback regular ajuda os funcionários a entenderem onde precisam melhorar e como eles podem continuar se desenvolvendo profissionalmente.

Como desenvolver soft skills?

Existem várias maneiras do RH buscar ideias de desenvolvimento de soft skills para os funcionários.

Inicialmente, os empregadores devem consultar os colaboradores sobre suas necessidades no desempenho do trabalho. Esse diálogo deve incluir sugestões de melhorias e como o desenvolvimento profissional beneficiaria a empresa.

Além disso, os funcionários devem se sentir à vontade para sugerir programas de desenvolvimento acadêmico ou profissional. Sem falar, ainda, que a empresa deve considerar formar parcerias com outras organizações e/ou palestrantes do setor. O modelo? Educação no local de trabalho, aulas online ou sessões de treinamento internas.

A empresa, através do RH, também pode criar um programa interno de orientação ou organizar grupos de brainstorming para ajudar os funcionários a se conectarem uns com os outros. Dessa forma, será mais fácil encorajar a participação ativa dos colaboradores em oportunidades de desenvolvimento profissional.

Conclusão

Neste texto, nós vimos a importância de desenvolver hard e soft skills e como o RH deve agir para desenvolver essas habilidades. De qualquer forma, você não conseguirá ajudar candidatos e profissionais a desenvolver hard e soft skills sem indicadores estratégicos.

Na Skeel, você tem acesso a uma pesquisa avançada de candidatos na base de dados, além de uma API de integração com outras aplicações, que facilitam o seu processo seletivo e também no entendimento de habilidades existentes e faltantes em sua organização.

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