Como entrevistar candidatos para cargos de gestão

Se você está se preparando para uma entrevista para um cargos de gestão ou gerência, você já realizou diversas entrevistas com sucesso anteriormente. Por conta de ser um cargo de muitas responsabilidades, pode ser que você se questione sobre como conduzir esse momento.

Separamos algumas dicas e possíveis perguntas auxiliar você na construção desse momento, para que você chegue mais segura e preparada.

Como conduzir o processo seletivo para cargos de gestão?

Dentro das plataformas online como a Skeel, você consegue estruturar o processo seletivo de forma personalizada, trazendo testes e fases de acordo com a necessidade de cada vaga. A partir das diretrizes selecionadas a Inteligência Artificial irá oferecer os candidatos com maior alinhamento de qualificação e expectativa para que você possa entrevista-lo e dar continuidade no processo.

Uma entrevista para uma posição de gestão deverá abordar perguntas sobre as experiências dos candidatos, estilo de gestão, o que foi realizado no passado e quais são as expectativas para o futuro. O recrutador deverá fazer perguntas para determinar o quão bem o candidato vai se encaixar na organização, e quão eficaz estará na posição.

Para isso, é preciso ter clareza de qual o posicionamento da empresa, e o que ela busca para essa posição. Assim o recrutador conseguirá analisar as respostas e validar a expectativas, do candidato e da empresa.

10 perguntas importantes

Ao entrevistar os gerentes, a maioria dos entrevistadores se concentram em dois aspectos distintos da experiência gerencial: obter resultados e lidar com as pessoas. Ambos são igualmente importantes.

Se o candidato não pode lidar com a gestão de personalidades diferentes em ambientes de equipe e sob estresse, dificilmente se encaixará no perfil adequado. Por outro lado, se ficar muito longe e evitar lidar com os problemas pessoais das pessoas, é improvável que possa ajudar a organização a atingir seus objetivos.

Recrutadores devem querer saber como o candidato conquistou desafios no passado, quais são seus planos de longo prazo para sua carreira e se vai se encaixar na cultura corporativa. Como gerente, deverá definir o tom para a equipe. Se o candidato não compartilhar dos valores da organização, objetivos e cultura, dificilmente será capaz de liderar de forma eficaz.

Com o auxilio dessas perguntas, você conseguirá analisar todos esses pontos.

  • Você prefere trabalhar: de forma independente ou em equipe?
  • O que você está procurando em seu próximo trabalho? O que é importante para você?
  • Quais são seus objetivos para os próximos cinco anos? Dez anos?
  • O que você pode contribuir para esta empresa?
  • Quais os principais desafios e problemas que você enfrentou? Como você lidou com eles?
  • Que estratégias você usaria para motivar sua equipe?
  • Qual foi a sua maior realização e fracasso nesta posição?
  • Por que você está saindo (você deixou) o seu trabalho?
  • Por que você é a melhor pessoa para o trabalho?
  • Porque devemos contratá-lo?

É importante ressaltar que você deve ficar a vontade para formular outras questões, voltadas para cultura particular de cada empresa. Esperamos que com essas dicas a contratação seja mais assertiva, pois trata-se de um dos cargos mais importantes de qualquer empresa.

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