Autoentrevista otimiza tempo de recrutadores e candidatos

O mundo corporativo pede agilidade e o processo de contratação está cada vez mais competitivo. O uso da inteligência artificial (IA) na atração e seleção de talentos e sistemas de autoentrevista por vídeo são duas tendências que ajudam a mitigar os pontos problemáticos do recrutamento e seleção.

Os métodos convencionais não conseguem mais acompanhar o cenário em rápida mudança. 

Diante desse cenário de aceleração e transformação e levando em conta uma melhor experiência do candidato e a redução das dores de cabeça do recrutador, a Skeel desenvolveu a ferramenta da autoentrevista.

Com ela, o pretendente a vaga fica livre para escolher quando e onde vai responder as perguntas dos entrevistadores, e a empresa, por sua vez, reduz o tempo do processo de avaliação. Conheça a inovação!

Ferramentas inovadoras são tendências em processos seletivos

Como vimos, a contratação está evoluindo. A tecnologia de recrutamento tornou mais fácil para os empregadores fornecer aos candidatos uma experiência de contratação positiva e envolvente. A tendência de produção de ferramentas avançadas de seleção e o uso crescente da tecnologia para realizar testes/avaliações online e desenvolver uma compreensão completa do perfil do talento vem se consolidando, conforme cita a análise, “Recursos e Planejamento de Talentos de 2020”, do Chartered Institute of Personnel and Development” (CIPD),  principal órgão profissional do Reino Unido para especialistas em RH.

“Coletar e avaliar dados e fortalecer abordagens com base nos insights obtidos é fundamental para maximizar a eficácia e eficiência das estratégias de recursos para as fases de contratação”, destaca o relatório. 

Outro estudo sobre “Tendências Emergentes de Contratação e Recrutamento da Forbes, ressalta que o uso de ferramentas avançadas de triagem é imprescindível para melhorar a vida dos recrutadores e candidatos. 

Para Thiarlei Macedo, CEO da Skeel Recrutamento Inteligente, executivo de negócios de TI, especialista em software e machine learning, o uso da inteligência artificial (IA), permite que a startup desenvolva mecanismos inovadores para evoluir o processo de recrutamento e seleção. Reduzindo muito o tempo e custo de contratação, bem como a rotatividade de profissionais admitidos.

“Com nosso novo recurso da autoentrevista, por exemplo, o candidato escolhe o melhor momento para responder às perguntas do entrevistador e pode testar várias vezes antes de enviar as respostas. Isso possibilita ao entrevistador escutar, pelo menos, 30% a mais de candidatos. Permitindo que na fase da entrevista ao vivo ou presencial, essa seja realizada apenas com as pessoas que foram identificadas com potencial de contratação. Sem desperdiçar o tempo de ninguém,” explica Macedo.

Vantagens da Autoentrevista no RH

Embora uma abundância de candidatos a emprego possa ser benéfica para empresas que desejam aumentar sua base de funcionários, um grande número de talentos sobrecarrega ainda mais os líderes, os departamentos de RH e de recrutamento na hora de avaliar com precisão centenas de candidatos para cada cargo – tornando a entrevista uma parte fundamental do processo prévio de contratação, senão a mais importante.

Afinal, entrevistas durante o processo seletivo representam uma ponte que os candidatos devem atravessar para passar de pretendente a novo contratado. Dessa forma, a ferramenta traz as seguintes vantagens:

Maior qualidade e profundidade no processo seletivo

De acordo com o executivo, uma das vantagens da nova estratégia de avaliação está em trazer maior qualidade à seleção. “Com a autoentrevista, os recrutadores têm a possibilidade de focar mais na qualidade e profundidade do candidato na entrevista ao vivo, em vez de só buscarem volume de entrevistas. É um consenso para toda a comunidade de gestão de pessoas que o recrutamento e seleção é uma área estratégica das empresas, e como tal, precisa sempre equilibrar tecnologia e humanidade”, explica.

Customização do recrutamento

Com a autoentrevista, dependendo do processo seletivo, a empresa pode customizar o processo de recrutamento. “A ferramenta tem sido utilizada após a avaliação preliminar do currículo pelo recrutador trazendo maiores dados e habilidades do candidato para a entrevista presencial”, observa Thiarlei.

Redução de tempo de contratação para todos os envolvidos

A autoentrevista traz também otimização para todos os envolvidos no processo. “Com o mecanismo, empregadores e candidatos se encontram à distância. Isso elimina obstáculos geográficos e os relacionados ao tempo, dando a ambas as partes flexibilidade sobre onde e quando realizam entrevistas. Além de que gravar entrevistas significa que elas podem ser posteriormente avaliadas por um número maior de tomadores de decisão”, destaca Macedo.

Mais conforto e naturalidade para o candidato

Um candidato confortável tem muito mais chances de brilhar; mostrando seu verdadeiro e melhor eu para o entrevistador. “Com a autoentrevista, atendemos a solicitação para que a funcionalidade pudesse ser offline, sem a presença de ambos, a fim de deixar o candidato mais à vontade para responder. Fomos muito além da possibilidade de padronizar algumas perguntas para o vídeo de apresentação/aplicação do candidato”, esclarece o Co-founder da Skeel, Leonardo Martins.

Como surgiu e como funciona a autoentrevista?

Inovações permitem às empresas maior competitividade no curto e longo prazo. “A autoentrevista surgiu da demanda dos recrutadores ao perceberem a necessidade de um maior conhecimento do candidato antes de realizar a entrevista formal”, aponta Leonardo. 

Conheça mais detalhes da autoentrevista.

 Passo a passo:

  1. O recrutador elabora uma sequência de perguntas em formato de texto ou vídeo e configura na etapa desejada do processo seletivo;
  2. O candidato aprovado para etapa de autoentrevista recebe automaticamente a notificação da necessidade de sua ação no processo;
  3. Candidato responde as perguntas em vídeo dentro da plataforma, podendo assistir e regravar as suas respostas antes de enviá-las para o recrutador;
  4. O recrutador é avisado que as perguntas foram respondidas e pode assistir aos vídeos e avaliar cada resposta.

Logo, com as constantes movimentações do mercado, a nova ferramenta traz a possibilidade de maior assertividade e eficiência – fundamentais para melhorar os resultados das empresas e também proporcionar uma experiência cada vez melhor para os candidatos durante as etapas de recrutamento e seleção.  

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