processo de recrutamento e seleção

O processo de recrutamento e seleção possui muitas variáveis: vagas, candidatos, plataformas, entre outras. Como resultado, muitos RHs acabam gerando um processo seletivo longo e sem padrão.

Por outro lado, existem soluções de recrutamento e seleção que podem agilizar a contratação de talentos para a empresa. Quer saber como o seu RH pode usar essas estratégias?

Então, confira a seguir como otimizar o processo de recrutamento e seleção!

A importância de ter eficiência no processo de recrutamento e seleção

O processo de recrutamento e seleção eficiente traz diversos recursos para a organização. Primeiramente, economiza tempo da equipe de RH e dos gestores. E como você sabe, tempo é dinheiro. 

Ele também garante que a organização seja capaz de preencher rapidamente quaisquer vagas. Isso dá maior liberdade para demitir funcionários ineficientes e contratar talentos mais rápido.

Inclusive, o processo de recrutamento e seleção eficiente ajuda a atrair os melhores talentos. E por quê? Obviamente, profissionais qualificados sempre recebem boas oportunidades de trabalho. 

Entretanto, a maioria dos RHs possui um processo seletivo demorado demais, o que gera a desistência de vários talentos durante as fases de contratação. Com fases simples e objetivas, os talentos são atraídos com maior facilidade. Caso haja compatibilidade entre ambas, a probabilidade desse talento migrar de empresa é bastante elevada.

Sem falar que um recrutamento eficiente pode levar a uma redução na rotatividade. Afinal, a organização consegue atrair um profissional alinhado ao cargo e a cultura da empresa. 

O que NÃO fazer em um processo de recrutamento e seleção?

O recrutador deve conduzir um processo de recrutamento e seleção de maneira justa e imparcial. Para isso, algumas ações devem ser seguidas à risca. Vamos começar pelo óbvio?

Não discriminar nenhum candidato com base em idade, sexo, raça, religião ou qualquer outra característica protegida. Sim, essa prática é ilegal e pode resultar em sérias consequências para a organização. Porém, muitos RHs assumem que esses preconceitos disfarçados de “critérios de seleção” são eficazes para contratar talentos.

Logo, recomendamos que analise se práticas semelhantes são aplicadas na sua empresa. Se sim, converse com o seu líder sobre a mudança urgente dessa “estratégia de seleção”.

Também óbvio, o recrutador não deve manipular ou falsificar informações durante o processo de seleção. Claro que ninguém íntegro faria isso sem motivo. Mas, lembre-se que alterar informações incompletas apenas para “fechar a vaga” também é manipulação.

Além disso, há outras práticas que não devem ser praticadas durante um processo de recrutamento e seleção, tais como:

  • Violar a confidencialidade dos candidatos obtidas durante o processo de recrutamento; 
  • Fazer promessas ou compromissos com candidatos que a organização não possa cumprir.
indicadores de recrutamento e seleção relatorios plataforma

Processo de recrutamento e seleção: passo a passo

Como otimizar o processo de recrutamento e seleção se você não sabe como alcançar esse objetivo? Pensando nisso, nós trouxemos as 10 melhores ideias de recrutamento e seleção para empresas. 

Confira a seguir!

  1. Mapeie o perfil do candidato ideal

Em primeiro lugar, analise os requisitos e responsabilidades do cargo antes de criar uma descrição de vaga. Isso ajudará a definir as habilidades, experiência e qualificações necessárias para o candidato.

Depois, revise os valores, a cultura e os objetivos da empresa. Isso inclui considerar as soft skills, por exemplo, habilidade de trabalho em equipe, comunicação e ética no trabalho.

Também colete informações de atuais funcionários para entender melhor o perfil do candidato ideal. Para tal, realize pesquisas e entrevistas informativas.

Além disso, use ferramentas para avaliar a adequação de um candidato à organização. Aplique, por exemplo, avaliações comportamentais e testes de habilidades.

Finalmente, revise e atualize frequentemente o perfil do candidato ideal com base nas necessidades da organização, que, via de regra, estão em constante evolução.

  1. Tenha uma boa página de carreiras em seu site

Como melhorar o recrutamento e seleção de uma empresa? Sem dúvidas, com auxílio de boa página de carreiras.

Em resumo, uma página de carreira é uma seção no site de uma empresa dedicada a fornecer informações sobre oportunidades de emprego na organização. 

Ela é projetada para atrair potenciais candidatos a partir de uma explicação clara sobre a cultura e valores da empresa. Também pode conter vídeos da equipe explicando sobre a empresa, processo de recrutamento, desafios, além de depoimentos de funcionários. 

Geralmente, uma página de carreira inclui informações de vagas abertas com descrições de cargos, processo de inscrição, benefícios e ambiente de trabalho.

O objetivo de uma página de carreira é fornecer aos possíveis candidatos uma introdução positiva e envolvente sobre a empresa. Além disso, ajudá-los a tomar decisões informadas sobre se candidatar a determinada vaga.

Portanto, solicite a construção ou atualização das páginas de carreiras no site da empresa. Se bem projetada, ela terá um papel fundamental na atração e retenção dos melhores talentos.

  1. Faça uma descrição assertiva da vaga

Uma das principais formas de como melhorar o processo de recrutamento e seleção é a descrição da vaga. Afinal, esse será o primeiro contato do candidato com a empresa, com a capacidade de atrair ou repelir talentos, a depender da comunicação.

Aqui estão algumas etapas importantes para escrever uma descrição de cargo eficaz:

  • Descreva o cargo detalhadamente;
  • Detalhe as principais responsabilidades que o candidato deverá desempenhar no dia a dia da empresa. Seja específico e conciso;
  • Identifique as qualificações, habilidades e experiência necessárias para a função. Isso inclui escolaridade, certificações ou habilidades técnicas;
  • Forneça a missão, valores e outras informações relevantes sobre sua cultura e ambiente de trabalho.
  • Ofereça detalhes sobre remuneração, benefícios e oportunidades de promoção dentro da empresa;
  • Use uma linguagem inclusiva, não discriminatória e acolhedora para um grupo diversificado de candidatos.

Seguindo essas etapas, você pode criar uma descrição de cargo que atraia os melhores candidatos para a função.

Adquira aqui os 3 melhores materiais para divulgar suas vagas de forma assertiva!

  1. Aplique o recrutamento interno e externo

Após seguir os passos anteriores, o RH deve divulgar a vaga aos candidatos. Neste ponto, muitas empresas pecam em realizar o processo. O motivo?

Investem apenas no recrutamento externo, quando poderiam divulgar a vaga para os atuais funcionários. Através do recrutamento interno, a empresa reforça a cultura de trabalho, cria um senso de meritocracia e, principalmente, gera economia ao negócio.

Para fazer um recrutamento interno, comece identificando as competências e experiências necessárias para a vaga em aberto. Sendo assim, incentive os colaboradores a se candidatar e avalie suas qualificações. Depois, considere oferecer oportunidades de treinamento ou desenvolvimento aos candidatos internos.

Finalmente, selecione o melhor candidato e forneça uma comunicação clara sobre as próximas etapas.

No recrutamento externo, os passos iniciais são semelhantes.

A equipe de RH deve definir claramente os requisitos e responsabilidades do cargo. Em seguida, avaliar currículos e cartas de apresentação de candidatos interessados. A partir daí, temos uma das mais importantes etapas do processo de recrutamento e seleção: as entrevistas com recrutadores e gestores.

Aqui, você conseguirá verificar se aquele profissional possui as hard e soft skills necessárias para assumir o cargo.

ATENÇÃO: sempre proporcione processos justos e transparentes para atrair os melhores talentos.

  1. Anuncie a vaga nos canais corretos

Como melhorar o recrutamento e seleção de uma empresa se os candidatos sequer conhecem a vaga? Para contratar os melhores talentos, o time de RH deve divulgar a vaga nos canais corretos.

Dentre os principais, podemos citar:

  • Sites de vagas e recrutamento: plataformas como Skeel, Indeed e Glassdoor permitem que os empregadores publiquem vagas de empregos e alcancem um grande número de candidatos;
  • Redes sociais: plataformas como LinkedIn, Facebook e Instagram pode ser uma maneira eficaz de alcançar talentos;
  • Programas de indicação de funcionários: incentivar os atuais funcionários a indicar amigos e colegas pode ser uma maneira econômica de preencher vagas em aberto;
  • Organizações profissionais: entrar em contato com organizações profissionais do setor e anunciar vagas de emprego através de suas redes pode ser uma ótima maneira de encontrar candidatos qualificados;
  • Agências de notícias: anunciar vagas de emprego por meio de agências de notícias locais e nacionais pode ajudar a atingir um público mais amplo e atrair os melhores talentos;
  • Faculdades: a parceria com faculdades e universidades para anunciar vagas de emprego pode ajudar a alcançar recém-formados e talentos promissores.

Independente do canal, lembre-se que, para escolher o canal corretamente, você deve analisar o setor, a posição e o público-alvo. 

Na plataforma Skeel, você consegue divulgar a vaga automaticamente em diversos portais parceiros, ampliando o alcance da vaga.

  1. Divulgue as vagas com base na cultura organizacional

Para divulgar as vagas com base na cultura organizacional, você deve aplicar testes e dinâmicas. E sinceramente?

Não existe muita inovação no recrutamento e seleção de pessoas. O que há é muita negligência por parte das equipes de RH em não seguir um passo a passo lógico.

Pois bem! Para realizar testes e dinâmicas alinhadas ao estilo da empresa, seu time deve, antes de tudo, conhecer a cultura organizacional da empresa.

Essa parece uma dica óbvia, mas poucos RHs sabem realmente a cultura da empresa. Depois, invista nos testes personalizados. Para isso, customize testes de personalidade, testes de julgamento situacional ou avaliações baseadas em habilidades.

Você também pode aplicar exercícios de dramatização, ou seja, simular situações da vida real e avaliar como um candidato lidaria com elas conforme à cultura da empresa. Além disso, avalie as habilidades de comunicação do candidato e como ele interage com a equipe durante a dinâmica.

A partir dessa estratégia, você conseguirá alinhar o candidato à cultura organizacional da empresa.

  1. Aposte em um processo seletivo online

O processo de recrutamento e seleção online ajuda a contratar os melhores candidatos de maneira rápida e econômica.

Primeiramente, você deve escolher uma plataforma de recrutamento e seleção com inteligência artificial. E por quê? Plataformas de recrutamento e seleção com inteligência artificial ajudam a eliminar o fator “opinião pessoal do recrutador”, seja através de achismos, adivinhações e preconceitos.

Além disso, melhora a capacidade de interpretar muitos currículos enviados simultaneamente.

Considerando que todos os passos citados acima foram seguidos, os melhores candidatos serão selecionados para as entrevistas iniciais através de chamadas de vídeo.

Finalmente, o melhor candidato receberá a oferta de emprego, com instruções claras fornecidas para o processo de integração.

  1. Faça uma entrevista estruturada

A principal etapa de um recrutamento e seleção de pessoas é a entrevista. 

E para que ela atinja o objetivo esperado, você deve:

  • Revisar minuciosamente a descrição do cargo;
  • Preparar uma lista de perguntas relevantes para o cargo;
  • Conduzir a entrevista de maneira profissional e acolhedora;
  • Ouvir ativamente as respostas do candidato;
  • Avaliar as qualificações e adequação cultural do candidato;
  • Evitar perguntas sugestivas;
  • Tomar decisões de contratação com base em informações objetivas.

Além disso, o recrutador deve manter uma atitude confiante e respeitosa durante toda a entrevista e fornecer feedback claro e construtivo ao candidato após a entrevista.

Na Skeel, por exemplo, você pode utilizar a autoentrevista para encontrar um profissional ideal para suas vagas. Em resumo, a ferramenta permite que os recrutadores e candidatos se encontrem à distância e a qualquer horário. Isso elimina obstáculos geográficos e aqueles relacionados ao tempo.

Confira mais detalhes sobre a autoentrevista.

  1. Realize o onboarding

A integração de um novo funcionário após sua contratação, também chamado de onboarding, é uma etapa crucial para garantir seu sucesso na nova função. 

Já na primeira semana, forneça informações sobre a empresa, incluindo sua missão, valores e políticas.

Obviamente, essas informações já foram citadas ao longo do processo de recrutamento e seleção.

Entretanto, esse colaborador nem deve mais lembrar. Afinal, ele participou de vários processos seletivos simultâneos e seria impossível de lembrar da missão, valores e políticas de todas as empresas.

Depois, designe um mentor para ajudar o novo funcionário a se adaptar à cultura da empresa e as tarefas rotineiras do cargo.

Também forneça uma orientação detalhada que cubra as responsabilidades do novo funcionário, por exemplo, horário de trabalho, benefícios ou quaisquer outras informações relevantes.

Além disso, disponibilize equipamentos, forneça senhas de acesso e ofereça treinamento sobre os procedimentos da empresa.

Por fim, mas não menos importante, conceda suporte contínuo, como check-ins, avaliações de desempenho e oportunidades de desenvolvimento profissional.

  1. Invista em uma plataforma de recrutamento e seleção

Após anos de experiência ajudando empresas de diversos setores a melhorar seu processo de recrutamento e seleção, nós percebemos alguns padrões que estão prejudicando seu RH, tais como:

  • Processos manuais;
  • Processo seletivo longo e sem padrão;
  • Falta de dados sobre o processo seletivo.

Somente através de uma boa plataforma de recrutamento e seleção, você consegue:

  • Fazer uma triagem de candidatos aprimorada: as plataformas de recrutamento com tecnologia de IA podem rastrear currículos com mais rapidez e precisão do que os processos manuais;
  • Maior eficiência: processos automatizados, como agendamento de entrevistas, envio de comunicações por e-mail e rastreamento do status do candidato podem economizar tempo e reduzir o esforço manual;
  • Melhor atração e retenção de talentos: os algoritmos de IA podem analisar dados de candidatos, como habilidades, experiência e traços de personalidade para combiná-los com os requisitos do trabalho de maneira mais eficaz;
  • Fim da contratação intuitiva: os algoritmos de IA podem eliminar o viés inconsciente ao avaliar objetivamente os candidatos com base em dados. Dessa forma, minimizar a influência de opiniões pessoais.

E sabe quem pode te ajudar em um processo de recrutamento e seleção? A Skeel, plataforma de recrutamento e seleção com inteligência artificial. Com nossa Inteligência Artificial, você pode reduzir em até 50% o tempo no processo seletivo da sua empresa.

Solicite uma demonstração e otimize o processo seletivo da sua empresa agora mesmo!

xx