Avaliação de desempenho a distância, como realizar?

Acompanhar a avaliação de desempenho dos colaboradores a distância pode ser uma tarefa trabalhosa, mas separamos algumas dicas para te ajudar.

A produtividade e desempenho dos colaboradores de uma empresa é um fator determinante nos resultados. Para garantir que a performance das equipes seja sempre a melhor possível, existem vários tipos de avaliação de desempenho que podem ser aplicados e seus resultados utilizados para promover ações de melhoria.

Outro ponto importante é que a avaliação de desempenho permite, também, aumentar o engajamento dos times, já que suas habilidades estarão sendo reconhecidas pelos gestores, algo desejável e que pode levar à diminuição das taxas de turnover, por exemplo.

Tipos de avaliação de desempenho

No geral, as avaliações de desempenho são realizadas de forma presencial, porém, algumas podem ser ajustadas e realizadas mesmo a distância. Dessa forma, você mantem o contato e verificação da equipe continuamente.

Separamos algumas que você conseguirá realizar através de entrevistas online com seus colaboradores. Confira:

Autoavaliação

Atualmente, essa é uma das principais formas de avaliação realizadas nas organizações, sendo possível realiza-la de forma online. Em um primeiro momento, o colaborador é incentivado a responder um questionário, no qual ele é levado a refletir sobre a sua atuação, seus pontos fortes e fracos e de que forma tem atuado no contexto interno da empresa.

Também é feita uma avaliação junto ao gestor ou líder, para que possam, em conjunto, conversar sobre os resultados apontados.  Como resultado, temos uma reflexão sobre a atuação e rendimento do colaborador.

Avaliação por competências

A avaliação por competências consegue ir além do desempenho, fornecendo dados mais completos para os gestores de RH e líderes. Esse tipo de avaliação leva em consideração três pilares fundamentais:

  • conhecimento: tudo aquilo que corresponde a aptidões cognitivas, ou seja, as competências que fazem a pessoa “saber algo”;
  • habilidade: tudo aquilo que está no domínio psicomotor, ou seja, a competência de conseguir colocar em prática o seu conhecimento;
  • atitude: tudo aquilo que está no campo motivacional, ou seja, a competência de querer fazer aquilo que se sabe.

Assim, essa modalidade avalia não só as competências técnicas necessárias para a execução das atividades, mas também as questões emocionais, comportamentais e motivacionais para este fim.

Avaliação da liderança

Essa é uma avaliação que muitas empresas desconsideram, mas que precisa ser levada em consideração para obter-se melhores resultados. É a forma de avaliar a competência do gestor na condução das equipes.

Se o trabalho dele não é bem-sucedido, os demais também não serão bem praticados e, com isso, todo o rendimento poderá ser comprometido. Portanto, é de extrema importância que sócios e diretores gerais não deixem essa avaliação de lado.

Avaliação da equipe

Apesar de estarmos passando por um momento de distanciamento, é possível realizar esse tipo de avaliação através de uma reunião online com todos os participantes da equipe.  

Cada profissional precisar ser avaliado de forma independente, é fundamental também compreender como eles atuam em conjunto. Ter um time de especialistas que sejam ótimos individualmente não significa que, juntos, trarão resultados incríveis para a empresa.

Por isso, é fundamental realizar uma avaliação da equipe pela qual seja possível avaliar quais ajustes precisam ser realizados para que as pessoas tenham uma maior sinergia e melhorar o relacionamento interno entre os membros.

Agora que você já sabe sobre a avaliação de desempenho ser um fator importante para manter o rendimento da equipe, saiba mais sobre como engajar seus gestores nos processos seletivos. Precisando desenvolver processos seletivos mais rápidos e eficientes, entre em contato com a Skeel.

Entre em Contato com a Skeel

Abrir WhatsApp
Precisando de ajuda?