Como engajar gestores no processo seletivo?

Fazer com que gestores participem do processo seletivo é um grande desafio. Apesar de eles serem os responsáveis pelo desempenho dos funcionários, muitos acreditam que não estão preparados para avaliar candidatos, ou que não são necessário. 

Como envolver gestores no processo seletivo

processo seletivo é, muitas vezes, um processo lento, dependendo das necessidades e da complexidade das vagas. A primeira etapa de triagem dos currículos pode e deve ser realizada pela equipe de RH responsável. Mas, na análise dos candidatos, sobretudo das experiências, é fundamental que o gestor participe para identificar os profissionais mais adequados para o setor.

Sabemos que a equipe do RH tem expertise suficiente para identificar questões sobre o comportamento e os profissionais com soft skills adequados ao que a empresa espera. Mas as especificidades técnicas, principalmente nos casos que exigem um conhecimento aprofundado, só podem ser determinadas pelo líder imediato.

A boa contratação começa no recrutamento e na avaliação adequada de currículos, de acordo com as necessidades e critérios determinados pelos gestores. Dessa forma, o ideal seria que a fase de entrevistas, com perguntas singulares e direcionadas à solução de problemas, fosse conduzida pelos gestores com o acompanhamento da equipe de recrutamento, e não o contrário.

Gestor x Processo Seletivo

O interesse em participar do processo seletivo também deve partir do gestor. Afinal, é ele quem precisa contar com bons profissionais para tornar a área efetiva, com resultados de sucesso para a empresa.

Sabemos que o tempo é inimigo do gestor. Por isso, é importante saber desde o início, quais as características estão sendo procuradas. Para isso, invista na criação de personas de candidatos, com informações como competências, habilidades, antecedentes e objetivos.

Para se sentir engajado, boa parte da responsabilidade deve ser atribuída ao gestor. Para isso, ele deve ser estimulado a fornecer o máximo de informações sobre o que deseja e espera do profissional a ser contratado.

Lembre-se que os gestores não participarão de todas as etapas, mas terão papel de grande relevância e isso deve ser evidenciado já no levantamento das necessidades. Não basta preencher um formulário com a requisição de pessoal, mas explicar, em detalhes, em quais etapas eles serão envolvidos.

Que tal facilitar o seu processo seletivo com o uso da inteligência artificial? Conheça a Skeel e saiba como ela pode ajudar no seu processo de recrutamento e seleção.

Entre em Contato com a Skeel

Abrir WhatsApp
Precisando de ajuda?