Descrição de vagas: como fazer?

A descrição de vagas é algo essencial para despertar o interesse dos candidatos. Com tantas oportunidades disponíveis espalhadas nas plataformas online, fica cada vez mais fácil perder profissionais qualificados para outras empresas por conta de uma descrição não muito atraente. Tornar uma vaga atraente para os talentos, pode fazer com que eles se inscrevam mesmo sem estarem pensando em mudar de emprego.

Já comentamos que é importante que o recrutador compreenda a vaga e o perfil de candidato que deve atrair, mas se ele não souber como criar uma descrição de vagas excelente que gere muito interesse, ele não vai atrair os melhores profissionais do mercado, dificultando a seleção assertiva.

O que é e para que serve?

A descrição de vaga é um documento utilizado para ocasiões como o recrutamento de candidatos, estabelecimento de cargos, criação de metas e objetivos e avaliações de desempenho. É importante ter em mente que esse texto não serve somente para o momento de recrutamento e seleção, nele deve haver uma boa descrição das atividades para deixar claro ao candidato que existe um planejamento de carreira.

Pensando no candidato, a descrição de vaga é uma parte essencial do processo de candidatura. Desta forma é importante ter discriminado elementos na descrição de vaga que reflitam com precisão as funções, objetivos, responsabilidades e recompensas dos profissional.

Com as informações corretas, você deve ajudar o candidato a determinar se a função está de acordo com seu conjunto de habilidades e se é um trabalho que ele realmente deseja cumprir. Evitando assim o desgaste de candidaturas inapropriadas e aumentado a assertividade nas contratações.

Exemplo de descrição de vagas

Separamos um exemplo completo de descrição de vagas para você se inspirar. Confira:

Cargo: Vendedor (a) de loja

Descrição da vaga: Buscamos um(a) vendedor(a) para atender às cotas de vendas para nossa empresa, prestando atendimento ao cliente com excelência. Habilidades de comunicação são bem-vindas para ajudar na identificação das necessidades do cliente, apresentar e responder perguntas sobre nossos produtos e serviços e recomendar soluções. Por fim, buscamos alguém com atitudes positivas e pró-atividade na resolução de problemas, dessa forma você garantirá que os clientes saiam satisfeitos, contribuindo para o crescimento da marca.

Suas responsabilidades serão: Realizar a saudação e direcionamento de clientes; Fornecer informações precisas (por exemplo, características do produto, preços e serviços pós-venda); Responder às perguntas dos clientes sobre produtos / serviços específicos; Realizar comparações de preços e recursos para facilitar a compra; Realizar o cross-sell/venda cruzada de produtos; Assegurar-se de que as prateleiras estejam totalmente estocadas; Gerenciar devoluções de mercadorias; Fornecer feedback do cliente ao gerente da loja; Atualizar-se com novos produtos / serviços.

Para a vaga, solicitamos os requisitos: Ensino médio, Superior incompleto ou completo; Experiência de trabalho como Representante de Vendas no varejo ou cargo similar; Compreensão do processo de vendas; Conhecimento dos procedimentos de estoque; Habilidades matemáticas básicas; Histórico de conquistas de cotas de vendas; Excelentes habilidades de comunicação, capazes de construir relações de confiança; Flexibilidade para trabalhar vários turnos.

Esperamos que esse exemplo ajude você na construção das suas descrições de vaga. É importante também, sempre que montar a descrição das vagas, estar atento a compatibilidade do salário base do mercado com o que você está ofertando e estruturar um plano de carreira.

Entre em Contato com a Skeel

Abrir WhatsApp
Precisando de ajuda?