Dicas para unir recursos humanos e liderança

Qual o bem mais valioso para uma empresa? As pessoas! É, justamente, o seu capital humano que move cada passo que a empresa dá em busca pelo sucesso. Resumidamente, o Capital humano é a capacidade de conhecimentos e competências de um indivíduo ao desempenhar uma tarefa para gerar valor econômico. E liderança é a gestão desses talentos individuais.

Unir recursos humanos e liderança é uma estratégia importante para promover melhores resultados no negócio. O RH pode auxiliar os líderes na maximização de potencialidades e na construção de estratégias mais efetivas para a gestão de equipes e para a otimização do fluxo de trabalho.

Os gestores já perceberam que é preciso investir em pessoas para manter o negócio competitivo, e boas lideranças farão toda diferença. Líderes são os responsáveis por assegurar o andamento dos processos, otimizar recursos, evitar o desperdício de tempo e ainda, motivar e explorar melhor da equipe.

Como unir gestão de recursos humanos e liderança?

Conhecer a equipe é fundamental para poder gerenciá-la bem. O profissional de RH lida diariamente com a multiplicidade de perfis que compõem o ambiente corporativo. Cada profissional possui características e talentos próprios que precisam ser lapidados e estimulados de maneira adequada e direcionada a obter os melhores resultados.

Um primeiro passo para unir recursos humanos e liderança é avaliar as competências dos líderes e encontrar os pontos fortes e as questões a serem melhoradas pelos gestores. A liderança não precisa ser perfeita, mas é importante que ela esteja no esforço de reciclar conhecimentos e de se aprimorar continuamente. Dessa forma, ela se torna um bom exemplo para a equipe.

O próximo ponto a ser considerado são os objetivos organizacionais, que são fundamentais para o funcionamento de todo o trabalho. Isso porque eles estabelecem uma direção para seguir. As metas orientam os processos decisórios e também todas as atividades. Além disso, são importantes fatores de motivação e engajamento.

É importante que cada setor tenha sua meta, mas que sejam estabelecidos de forma alinhada com as metas da empresa e das lideranças. Com isso, os recursos humanos se posicionam de forma estratégica e as lideranças conseguem a colaboração dos profissionais.

Além disso, os líderes são muito importantes no engajamento dos colaboradores. Conscientize-os da responsabilidade que eles têm no engajamento do time. Deixe claro que as palavras, posturas e atitudes deles são decisivas para que a equipe se empenhe no trabalho. É muito importante que o líder saiba se comunicar. Entonação, gestos e o conteúdo apresentado em palavras podem ser decisivos para conquistar a cooperação da equipe.

Outra questão primordial é que o líder precisa de uma boa habilidade em escuta. Saber ouvir ajuda a ter mais empatia para conciliar as demandas dos colaboradores com as orientações da alta gestão.

O líder é um profissional que geralmente está encarregado de dar feedbacks para a equipe. Uma cultura de feedback é importante para a empresa promover o aprimoramento constante do trabalho. Isso significa que a liderança também deve participar desse circuito de outras formas. Ou seja, recebendo retornos sobre sua postura também. É primordial que o líder tenha uma boa habilidade em escuta. Saber ouvir ajuda a ter mais empatia para conciliar as demandas dos colaboradores com as orientações da alta gestão.

A tecnologia veio revolucionar e facilitar a rotina das empresas nos seus mais diversos segmentos e com o RH não é diferente. Contar com a ajuda de instrumentos capazes de otimizar e simplificar processos – principalmente os mais burocráticos – vai trazer mais agilidade, dinamismo e qualidade para as funções do departamento de pessoal. Uma solução valiosa para o RH é o software de recrutamento e seleção, que otimiza toda a parte operacional do processo encontrar e contratar talentos (como a triagem e o envio de resposta aos aprovados, por exemplo) e agiliza todos os procedimentos. Com essa ferramenta, as seleções ficam mais assertivas, o que melhora os resultados para o negócio e diminui o turnover.

As tecnologias também melhoram a comunicação na empresa, permitindo que o compartilhamento de arquivos e de materiais informativos seja feito com precisão e agilidade. Além disso, os recursos informatizados aumentam a flexibilidade dos processos. O RH e as lideranças se beneficiam muito com o uso das soluções informatizadas.

E então? Gostou do nosso conteúdo sobre recursos humanos e liderança? Confira também o nosso post sobre a importância de ter funcionários satisfeitos na sua empresa.