Conheça os 4 principais indicadores de recrutamento e seleção

É por meio dos indicadores de recrutamento e seleção que a empresa consegue medir a eficiência das contratações. Mas você sabe quais são e como analisar?

Confira nesse post a seleção que fizemos para você.

O que são indicadores de recrutamento e seleção?

Indicadores de recrutamento e seleção são dados que medem a eficiência das contratações de uma empresa. Dessa forma o RH consegue analisar e avaliar suas estratégias e definir quais medidas deve ser tomadas para melhorar os resultados.

É preciso compreender que a relevância dos indicadores depende do setor e do momento da empresa. Enquanto organizações em rápido crescimento estarão preocupadas com o tempo de fechamento de uma vaga, companhias em mercados altamente especializados, com escassez de mão de obra qualificada, colocarão o número de mapeados entre os seus indicadores-chave. Por isso separamos os principais indicadores, sem uma ordem certa a ser seguida, mas avaliando o que a sua empresa busca nesse momento.

4 indicadores de recrutamento e seleção

1. Compatibilidade com o perfil da empresa

Nesse caso é preciso encontrar critérios que definam de forma metrificada o que é necessário para ter compatibilidade com o perfil da sua empresa. Cada empresa possui critérios diferentes, podem ser considerados grau de escolaridade, localização de residencia, cursos extra curriculares específicos e outros.

2. Qualidade das contratações

Avaliar se as pessoas contratadas tem o desempenho esperado dentro de um determinado período de tempo é de suma importância. Defina parâmetros para que consiga avaliar e entender se o perfil que é trazido para a empresa está aderente às necessidades da vaga.

3. Turnover

turnover é o índice que mede a rotatividade dos profissionais em uma empresa. Se essa taxa for muito alta, significa que o trabalho de retenção de talentos precisa ser reavaliado. Afinal, desligamentos de colaboradores significam mais custos com novos processos seletivos, além de prejudicar o andamento dos projetos da organização.

4. Tempo de fechamento de vagas

Saber o tempo médio de fechamento de vagas ajuda a ser mais proativo, podendo organizar a quantidade de vagas que vão ser abertas e como conduzir os processos seletivos paralelos.

Plataformas como a Skeel estão disponíveis para ajudar a melhorar ou manter esses indicadores de recrutamento e seleção. Se você quer saber mais, clique aqui para solicitar uma demonstração.

Entre em Contato com a Skeel

Abrir WhatsApp
Precisando de ajuda?