Inteligência artificial no processo seletivo

A inteligência artificial faz com que haja uma evolução nos métodos operacionais, possibilitando que profissionais competentes possam buscar vagas de acordo com o seu perfil e que as organizações tenham maiores taxas de retenção desses talentos.

Plataformas especializadas no processo seletivo, como a Skeel, nasceram com o objetivo de trazer maior aproveitamento para esses procedimentos, tornando os RHs mais estratégicos, ágeis e eficientes.

O que é Inteligência artificial?

Inteligência artificial são algoritmos que podem ser definidos como qualquer software que, atuando em um contexto, viabiliza a tomada de decisões para atingir um objetivo.

Para serem criados, os algoritmos de inteligência artificial precisam ser alimentados com enorme quantidade de informações. Isso é fundamental para que seja possível a identificação de padrões. Dessa forma, avalia-se sempre a maneira mais correta de executar a operação que é almejada pelo usuário.

Há diversas aplicações possíveis da inteligência artificial no recrutamento e seleção para tornar mais fácil a rotina dos recrutadores. Igualmente ajudam a tornar possível que o RH tenha uma função cada vez mais estratégica dentro das empresas.

Evolução do processo

Antigamente o processo iniciava com um anúncio no jornal. No outro dia, filas enormes de candidatos nas portas da empresa ou uma enxurrada de currículos durante o expediente. Demorava-se semanas e até meses para que a vaga fosse preenchida.

Porém, com o mercado de trabalho ficando cada vez mais competitivo, tanto quem disponibiliza uma vaga quanto quem concorre a ela, inviabilizando sua demora para finalização do processo.

Sendo assim, aquele processo burocrático, demorado e totalmente passível de falhas, no qual se perdia tempo com a análise manual de um grande volume de currículos e o uso de infindáveis planilhas do excel, aos poucos da espaço para inteligência artificial.

Os algoritmos de inteligência artificial conquistaram posição estratégica e força dentro das organizações. Eles tornam possível que os computadores sejam integrados a diversas situações do nosso cotidiano. Viabilizando a automatização da nossa rotina e a execução de atividades com mais agilidade e segurança.

Agora, além de divulgar as vagas por meio da internet, os programas criam um banco de cadastros com os currículos enviados, facilitando, desse modo, a busca por candidatos a cada novo cargo disponibilizado.

Através de informações e critérios, acabamos tendo mais qualidade ao se ranquear os candidatos de forma mais criteriosa. Dessa forma, reduzimos o trabalho operacional e aumentamos o engajamento dos candidatos.

Benefícios da I.A.

Uma das maiores vantagens da inteligência artificial no recrutamento e seleção é a eliminação do fator os achismos, adivinhações e preconceitos nas contratações. Outro benefício é capacidade de lidar com grande quantidade de currículos de forma objetiva e eficiente.

Há uma democratização no processo, pois a avaliação é baseada não somente em intuição do recrutador e tempo de experiência, mas em dados, probabilidades, habilidades e competências ao invés de características pessoais dos candidatos  

Quer saber mais sobre o processo seletivo através da inteligência artificial, entre em contato com a Skeel. ????

Entre em Contato com a Skeel

Abrir WhatsApp
Precisando de ajuda?