Melhore a jornada do candidato e tenha profissionais mais engajados

Escrever sobre a importância do funcionário para o RH é uma tarefa até desnecessária. Mas abordar todas as etapas em que este funcionário se relaciona com a empresa, desde a fase em que ainda é candidato, até sua saída da empresa possibilita aos profissionais de RH a compreensão e ação direcionadas, com estratégias dirigidas a gerar melhores conversões e contratações.

A expressão “jornada do candidato” é emprestada do marketing, que se utiliza da “jornada do consumidor” para melhorar o processo de interface com o usuário, melhorando sua experiência durante este percurso e, assim, aumentando sua satisfação e sua  relação com a empresa. Da mesma forma se aplica ao RH: a jornada do candidato tem o objetivo de melhorar o processo de interface entre o candidato e a empresa, melhorando as etapas de recrutamento e seleção e a experiência. Dessa forma, ao ser selecionado, o profissional já entra na empresa com o espírito de excelência e com a vivência prática da cultura da empresa (já ouviu falar em fit cultural?!?)

ESTÁGIOS DA JORNADA DO CANDIDATO

Jornada do candidato

DESCOBERTA (Consciência)

A primeira etapa envolve a descoberta da vaga, que pode ser através de redes sociais, indicação ou mesmo em uma roda de conversa entre amigos. Conheça o perfil que você busque e avalie os canais de comunicação que este público consome. Assim você tende a ser mais assertivo.

INTERESSE

O futuro candidato encontrou a vaga que você tem em aberto? Ótimo! Agora é hora de atrai-lo, com uma descrição atraente e adequada ao perfil. Reforce aspectos positivos da empresa que são valorizados pelo tipo de profissional que você busca!

CANDIDATURA

A efetivação da candidatura demonstra o real interesse pela vaga. O recrutador deve manter o processo o mais simples possível, para que o candidato não desista no meio do processo. Fundamental que o candidato receba feedbacks durante esse percurso. Atualmente, plataformas como a Skeel – Recrutamento Inteligente otimizam essa etapa e contribuem para uma seleção mais assertiva e eficaz.

CONTRATAÇÃO

É efetivação do contrato. Nessa etapa entra  parte burocrática de documentação e exames. A equipe de RH deve orientar e conduzir esse processo e lembrar que o candidato, normalmente, não é familiarizado com ele.

INTEGRAÇÃO

Coworkers
O processo de integração é essencial para que o novo funcionário e colega tenha mais segurança durante sua transição profissional. Isso gera maior engajamento e motivação.

A entrada do funcionário na empresa é um dos “momentos da verdade”. É quando ele vai sentir e entender na prática sobre a cultura, processos e práticas da empresa. É importante que ele conheça a empresa como um todo (história, posicionamento, serviços e produtos, diferenciais etc) para depois entrar no aprendizado da sua área/atividade fim. Para dar mais segurança nessa transição, também pode ser elencado um padrinho ou madrinha, alguém que possa ser a referência para apresentar pessoas, tirar dúvidas e até acompanhar no almoço.