Novidades no RH em 2020

Já estamos beirando 2020! Você provavelmente notou que muitas coisas mudaram universo do RH nesse último ano. A previsão para o próximo ano é que o cenário continue evoluindo ainda mais e de forma rápida. Devemos estar preparados para mudanças que irão direcionar nossa atuação para grandes transformações. 

Os desafios para gestão de pessoas não param de surgir. Utilizar Inteligência Artificial e lidar com as novas gerações são algumas mudanças que impactaram a área de recursos humanos recentemente. No entanto, o setor também precisa conduzir outras atividades, como atrair os melhores talentos, recrutar bem, integrar os colaboradores recém-contratados e capacitar os profissionais para atuarem em alta performance.

Mas, o que muda no recrutamento e seleção em 2020?

Sabemos que os Recursos Humanos estão em constante transformação e desenvolvimento, afinal, as pessoas mudam o tempo todo. No mundo ágil e tecnológico em que vivemos, essas mudanças surgem de forma ainda mais rápida. Portanto, é preciso estar preparado e atualizado sobre as novas práticas no mundo do RH, para que sua empresa acompanhe o mercado e defina as estratégias da melhor forma possível e de acordo com a realidade da organização. 

Organizações antenadas no que há de mais moderno não poupam esforços para construir equipes cada vez mais eficientes. Portanto, em 2020 você vai encontrar:

  • Avanços no uso da IA;

Com o objetivo de reduzir a subjetividade da contratação, plataformas de Inteligência Artificial como a Skeel, coletam informações dos candidatos e localizam o perfil ideal para cada vaga. Apesar do avanço nas soluções, o papel do recrutador ainda será fundamental.

  • People Analytics;

Cada dia mais, números de dados serão analisados para ajudar na gestão das pessoas dentro das organizações. E o People Analytics é uma ferramenta que permite essa prática e está no radar dos profissionais antenados às novas tecnologias do mercado.

  • Experiência do Candidato;

As novas gerações que invadem o mercado de trabalho não estão de olho apenas em remuneração e estabilidade. Hoje, as pessoas buscam uma ocupação que vá de encontro a seus princípios e estilo de vida.

Por isso, mais que oferecer uma oportunidade de trabalho, as empresas devem conceder uma boa experiência ao profissional, que tem início quando ele ainda é só um candidato.

  • Planos de carreira;

Os planos de carreira tradicionais e lineares estão praticamente obsoletos e ultrapassados. O antigo modelo em Y, em que os profissionais decidiam se seriam técnicos ou gestores, será substituído pelo W. Neste último, a tendência é que o conhecimento técnico possa ser atrelado à coordenação de pessoas, ou até mesmo a gestão de pessoas com trabalhos operacionais. Uma escolha não exclui a outra e isso colabora na retenção de talentos na organização.

  • Ferramentas de Feedback;

Outra tendência para 2020 é que as empresas criem estratégias cada vez mais eficientes para melhorar o envolvimento dos colaboradores com a organização. Com isso, plataformas de pesquisas e metodologias diferenciadas de feedback serão cada vez mais presentes em meio ao planejamento dos gestores de Recursos Humanos.

  • Investimento na Formação de Líderes;

Compor uma equipe de alta performance é um desafio atual que não vai deixar de existir na próxima década e o papel dos líderes é fundamental para que o capital humano alcance esse patamar. A liderança permite uma coisa muito rica na organização, que é a troca de experiências. Ter líderes preparados para liderar de acordo com as novas estratégias da organização, é um passo fundamental para uma empresa coesa e forte.

  • RH mobile.

Vivemos a era dos smartphones: telas cada vez menores e mais portáteis têm toda nossa atenção nas ações mais corriqueiras do cotidiano. Seja no ônibus, esperando o almoço ou na sala de espera de uma consulta médica, os recursos tecnológicos dos novos celulares estão nos fazendo companhia. Eles serão uma realidade cada vez mais presente para trazer dinamismo às atividades do setor de recursos humanos.

Observe quais os processos que já são utilizados pela sua empresa e planeje investir em novidades no próximo ano.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo, em caso de dúvidas, clique aqui e entre em contato conosco.