Um dos maiores desafios da área de RH é criar processos ágeis e eficientes em suas diversas atividades, gerando melhores resultados e permitindo tempo para pensar e atuar onde é realmente prioritário. Que profissional de RH nunca ficou uma tarde (ou um dia inteiro) trabalhando na abertura de uma nova vaga?!?

E é exatamente aí que a inteligência artificial pode ajudar os profissionais de RH… bom, para início de conversa, precisamos entender o que é a inteligência artificial (IA – para os íntimos):

O QUE É IA?

Inteligência artificial (IA) está relacionada à capacidade das máquinas de pensarem como seres humanos, com a habilidade de aprender, raciocinar, perceber, deliberar e decidir de forma racional e inteligente.

Quando você utiliza seu smartphone ou plataformas de busca, as recomendações e sugestões personalizadas, bem como resultados mais relevantes, está tendo contato com a inteligência artificial, através do arranjo de diversas tecnologias que possibilitam seu funcionamento. As máquinas aprendem conforme a pessoa vai utilizando, inserindo dados, consumindo conteúdo etc.

Enfim, plataformas programada para utilizar a inteligência artificial têm a capacidade de decidir entre opções pré-estabelecidas, qual é a melhor. Isso é feito com base em bancos de dados que são constantemente abastecidos por novas informações pelo próprio sistema. Assim, a máquina “aprende” conforme o banco de dados cresce.

E POR QUE DEVO USAR IA NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO?

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A IA reduz custos, tempo e torna processos como recrutamento e seleção mais eficientes e acertivos

A IA possibilita a otimização e aumento da agilidade à diversos processos da área de recursos humanos. Especialmente na atividade de recrutamento e seleção, o prejuízo envolvido em rotatividade de pessoal está diretamente relacionado à análise de candidatos com perfis adequados tanto à vaga quanto à empresa. A assertividade nessa análise aumenta a produtividade e reduz os custos relativos ao turnover.

Nesse contexto, a IA atua para otimizar essa análise, criando combinações adequadas de perfis entre empresas, vagas e candidatos. Por consequência, há uma otimização do processo, com redução de tempo, assertividade e consequente redução de custos diretos e indiretos envolvidos.

  • Automatizar processos rotineiros, manuais ou ineficazes;
  • Aumentar as soluções existentes ou criar novas soluções e serviços para otimizar a experiência das pessoas envolvidas;
  • Aumentar a autonomia e proporcionar as ferramentas necessárias para automatizar tarefas redundantes, detectar e analisar padrões ocultos em dados e, geralmente, possibilitar ideias para melhorar a vida das pessoas e, consequentemente, das empresas.

Outras tendências que também estão impactando as estruturas de RH e modelos de gestão de pessoas foram citadas neste post. E você, já sente esses impactos no seu dia-a-dia? Ou ainda percebe outras mudanças que também contribuem para novas formas de trabalhar? Manda seu comentário pra gente!