O que é e como funciona a admissão?

Acertar no momento da contratação é o que faz a diferença para que a empresa conquiste os melhores resultados no mercado.

Quer manter sua empresa competitiva e próxima dos resultados que você espera? Acerte no processo de admissão. O processo de admissão é o procedimento realizado pela empresa para contratar um novo colaborador. Esse processo engloba desde a abertura da vaga, seleção (escolha do candidato e processo seletivo) e a parte burocrática, que envolve os trâmites legais da contratação.

Planejar e organizar uma admissão requer um trabalho em conjunto dos gestores, líderes e o setor de RH. Definir uma nova contratação não é tarefa fácil, mas quando a empresa resolve criar uma cultura organizacional referente aos recrutamentos os erros podem ser minimizados.

Escolher o candidato ideal, sem sempre é simples, por isso plataformas de recrutamento e seleção, como a Skeel, que utilizam inteligência artificial têm auxiliado os profissionais da área. Essa ferramenta avalia as necessidades de empresa com os anseios de cada candidato para avaliar a compatibilidade de cada perfil. Vale a pena avaliar a validação desse processo na sua empresa para otimizar o seu processo.

Como realizar um bom processo de admissão?

Depois de encontrar o candidato ideal, inicia-se o processo de admissão. Para lhe ajudar separamos algumas dicas sobre como realizar um bom processo.

Organize as etapas

Para não se esquecer de nenhuma fase, organize as etapas. Desde o processo de recrutamento e seleção até a integração do colaborador. Tente criar um modelo que atenda qualquer setor da empresa, assim terá um modelo de ação, o que a impedirá de cometer erros ou se esquecer de algum aspecto da admissão.

Conheça a legislação

Entender sobre as leis é indispensável para promover uma admissão sem que haja problemas futuros. Por isso, saiba quais são os documentos necessários, quais são os direitos e deveres do profissional e esteja sempre atualizado com as possíveis alterações que possam surgir.

Solicite os documentos

Após ser selecionado, é necessário solicitar que o profissional leve a documentação necessária para que ele possa, de fato, ser integrado ao quadro de colaboradores da companhia

Faça uma checklist

Para finalizar a etapa legal de admissão do profissional, é preciso registrá-lo na companhia. Ou seja, cadastrá-lo nas práticas internas, como nos sistemas de ponto e demais sistemas que ele for utilizar. Além disso, providenciar criação de um e-mail corporativo, fornecer instruções sobre as máquinas, os materiais e o local de trabalho, bem como inseri-lo no cadastro de funcionários.

Faça o onboarding do novo colaborador

Mostre cada setor da companhia e explique resumidamente para que serve cada área. Apresente os locais de risco, informe sobre a necessidade de uso de equipamentos de proteção individual ou coletiva, caso necessário.

Introduza as regras da companhia ao colaborador, apresente-o aos seus colegas de equipe, deixe-o à vontade para tirar dúvidas, caso ele tenha, e mostre que a empresa é acolhedora.

O mercado está cada vez mais competitivo e as empresas que não se atentam ao processo de admissão diminuem drasticamente as chances de alcançar bons resultados e reter talentos. O grande segredo de um bom processo de admissão é reconhecer o perfil da sua empresa e saber quais são suas necessidades.

Agora que você já sabe um pouco sobre o processo de admissão, conheça o processo de onboarding.

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