Entenda o que é onboarding e como usar na sua empresa

A chegada de novos colaboradores dentro de uma empresa é um dos momentos mais importantes para ambas as partes. É importante fazer com que o contratado senta-se bem recebido e à vontade logo que chegam na empresa, a final a primeira impressão é a que fica.

O que é onboarding?

Onboarding se resume a uma série de ações para receber os novos colaboradores contratados com o intuito de integrá-los com os colegas e o ambiente de trabalho. Esse processo é composto por diferentes tarefas que envolvem todos os departamentos da empresa. O ideal é que o processo de integração comece no primeiro dia e vá até o momento em que a pessoa fica realmente estabelecida na sua posição de trabalho. 

Esse tipo de recepção é importante pois, encontrar o candidato ideal está cada vez mais difícil. Plataformas de recrutamento e seleção como a Skeel, utilizam inteligência artificial para identificar os candidatos que têm maior afinidade com a vaga e a empresa. Então, depois que encontrado, esse talento precisa conhecer a rotina da empresa, sua cultura e organização. Através das ações de onboarding é possível alinhar as expectativas da empresa com a do novo colaborador, o que possivelmente irá promover uma integração mais rápida entre o novo integrante com os mais antigos, e resultará na redução da rotatividade, através da retenção de talentos. 

Onboarding nas empresas

Como implantar na sua empresa?

  1. Envie um e-mail animado antes do primeiro dia – Essa animação gera no colaborador uma sensação positiva de receptividade e ajuda a chegar com a garantia de que será acolhido de forma positiva.
  2. Prepare as reuniões com os líderes a empresa e dos setores – Apresente os líderes e qual o trabalho específico de seu departamento dentro da empresa e como as diferentes áreas de atuação se relacionam para atingir o mesmo objetivo.
  3. Não exija demais logo de cara – Mesmo sendo uma contratação de alguém já experiente no mercado, é preciso fazer com que ele se adapte. Ele precisa conhecer os objetivos principais de seu cargo e entender que papel pode cumprir para ajudar seus colegas.
  4. Peça um feedback – O processo de onboarding cria uma nova perspectiva. Não tenha medo de perguntar aos novos contratados o que eles viram de positivo ou negativo até então. Dessa forma, eles se sentirão ouvidos e você terá acesso a eventuais melhorias necessárias.

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