Onboarding digital, é possível colocar em prática?

Devido à crise do Covid-19 em que muitos processos passaram a ocorrer de forma remota, é preciso adaptar todas as etapas de uma contratação. Desde o processo seletivo, até a recepção do novo funcionário… mas é possível realizar onboarding de forma digital durante a quarentena?

Quando uma pessoa ingressa em uma equipe, é preciso apresentar os procedimentos básicos da empresa, alguns colegas, lideranças, tarefas, forma de trabalho e outras informações importantes. Por isso, quanto mais rápido ocorrer a adequação às novas funções, mais rápido será o seu desempenho para companhia. Nesse sentido, investir em iniciativas de onboarding é essencial!

O que é onboarding?

O onboarding é o termo utilizado para descrever o conjunto de ações que têm como objetivo recepcionar e oferecer capacitação para profissionais que se integraram recentemente as equipes.

Consiste em processos que têm por objetivo otimizar o tempo de adaptação às novas funções de uma pessoa recém contratada. Para tanto, iniciativas e ações são implementadas com a ajuda de profissionais do RH. Nesse momento inicial da profissional na corporação, é preciso acolher e orientar, aproveitando que toda a energia e vontade de aprender e contribuir com novas ideias que toda pessoa recém-contratada carrega.

Assim, o onboarding é uma oportunidade para apresentar, logo na chegada à empresa, os objetivos do negócio, os procedimentos básicos, a missão, a visão e os valores, além do que será esperado em relação a rotina.

Por mais que pareça, o processo de onboarding não acaba no primeiro ou segundo dia de trabalho. A integração deve continuar até o colaborador se sentir apto para exercer suas atividades sozinho. Por isso, as etapas de acompanhamento e supervisão são tão essenciais.

Onboarding remoto, é possível?

É no processo de onboarding que o colaborador tem contato com as áreas e conhece a cultura, processos e dia a dia da empresa. Ele acaba sendo uma fonte de conhecimento e desenvolvimento para que a pessoa comece em sua função o mais rápido possível. Por isso, proporcionar o acolhimento é crucial para garantir o desempenho dos colaboradores e o desenvolvimento de uma conexão entre ele e a cultura da organização. 

A receptividade de novos colaboradores precisa ser motivadora desde o momento em que a proposta for aceita, já que entender a cultura acaba sendo mais complexo no onboarding online.

Mostrar todos os processos, valores e a própria cultura podem ser um pouco mais complicados através das plataformas digitais. Mas separamos algumas dicas para te ajudar.

Como realizar o processo de onboarding remoto?

Com os processos ocorrendo de forma digital e sendo adaptados para isso, todas as etapas entram em mudança: dinâmicas, entrevistas, reuniões, entre outras. Assim, o gestor ganha espaço para mais do que nunca, ser criativo para transmitir a recepção calorosa por e-mails, chamadas de vídeo e ligações. 

E-mails

Utilize uma linguagem mais amigável e descontraída para a comunicação com novos colaboradores. Muitos e-mails passam despercebidos pela caixa de mensagem por não se destacarem em relação aos demais.

Faça a mensagem formal ser compreendida de forma mais leve, como em uma conversa habitual. Acrescente imagens e gifs e aos seus conteúdos para contagiar e chamar a atenção de quem está recebendo.

Encaminhe vídeos sobre a sua cultura organizacional, aos times da empresa – com destaque para o time que irá receber quem está ingressando.

Chamadas de vídeo

A chamada de vídeo é a melhor opção para realizar o primeiro contato. O contato visual vai ajudar a transmitir a empatia e atenção para quem está começando.

Então, para o primeiro dia é possível planejar um encontro descontraído com toda equipe, para se conhecerem melhor. E posteriormente, dar continuidade ao vídeo para explicar condutas da empresa, explicar processos e reuniões periódicas. 

Independente da escolha que será feita para conduzir seu onboarding on-line, o mais importante é dar prioridade para o que é necessário: as pessoas. Garantindo isso, toda a ação estará bem encaminhada para o processo de recepção.

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