Como otimizar o tempo médio de contratação?

Mesmo planejada, a reposição de um funcionário leva tempo e dinheiro da empresa. O Brasil é o 2º país que mais sofre com contratações erradas e pesquisas mostram que os processos seletivos podem demorar de oito a 12 semanas. Cada processo seletivo custa em média R$ 500,00 por hora, contando com divulgação de vaga, aluguel de salas, deslocamento de equipes, contratação de consultoria, entre outros.

O tempo entre o primeiro contato e a contratação está diretamente ligado à quantidade de entrevistas e etapas que os profissionais passam ao longo do processo seletivo. Durante esse processo é necessário que o recrutador pare, analise, se detenha e estude cada caso, a fim de gerar um resultado eficaz e diminuir os erros de contratação. 

Mas a pergunta fundamental é: Será possível reduzir esse tempo? 

É claro que não podemos cortar partes do processo, pois isso acarretaria em falhas ainda maiores, mas podemos revermos nossos processos, digitalizar demandas e automatizar o processo de contratação.

Já existem plataformas online, como a Skeel, que podem auxiliar os analistas de RH  a automatizar algumas etapas do processo, além de avaliar a compatibilidade cultural empresarial com a dos candidatos. Esse tipo de ferramenta pode agilizar o processo e promover maior acertabilidade quanto às contratações. 

Por mais desafiador que seja esse processo, com as estratégias certas é possível agilizar o recrutamento e seleção da sua empresa, impactando positivamente na redução de tempo médio de contratação. Outras ações que podem ajudar a sua empresa são:

  • Utilize a internet para divulgar as suas vagas!
  • Aceite o envio da documentação de forma digital, por e-mail ou plataforma de recrutamento e seleção.
  • Reveja o planejamento do processo identificando as falhas e realizando melhorias!

Agora é repensar o processo da sua empresa, tentar aplicar nossas dicas e ver os resultados. 


Entre em Contato com a Skeel

Abrir WhatsApp
Precisando de ajuda?