O Papel do Psicólogo no Processo de Recrutamento e Seleção

Muito do que uma empresa representa e é capaz de fazer está associado ao potencial de seus colaboradores e a capacidade de reunir no quadro de funcionários pessoas talentosas, com perfil para desempenhar suas funções em concordância com os valores da empresa. Nesse caso, recrutar os melhores candidatos é responsabilidade do departamento de Recursos Humanos. Mas qual a relevância do psicólogo neste processo? 

Buscar um bom perfil profissional significa estar atento aos aspectos físicos e psicológicos dos candidatos, algo bastante natural para os profissionais dessa área. As dinâmicas em grupo, entrevistas, testes psicológicos servem para identificar aptidões mentais, psicomotoras, e outros fatores. Neste sentido, o papel do psicólogo é justamente cruzar os resultados com o que necessita a vaga.

A personalidade de um candidato é tão importante quanto sua capacitação, por isso, ferramentas de inteligência artificial como a Skeel, estão no mercado para auxiliar os psicólogos a cruzar os resultados e encontrar os candidatos certos para as vagas correspondentes. Acelerando o processo, a plataforma apresenta os perfis profissionais com maior compatibilidade com a vaga e o perfil da empresa. Com isso, o psicólogo pode avaliar com maior tranquilidade as opções apresentadas.

mixed race businessman using computer in an G5BAEC7

Existe cada vez há mais espaço no mundo corporativo para a psicologia organizacional. O bom dessa área é ter um olhar diferenciado e uma percepção apurada, ser capaz de trazer sensibilidade para a realidade da empresa e conseguir com que as pessoas estejam alinhadas com os objetivos da organização. Neste sentido, a bagagem teórica é fundamental para desempenhar suas funções com eficiência.

Entre em Contato com a Skeel

Abrir WhatsApp
Precisando de ajuda?