Psicólogo que trabalha no RH: qual sua função?

Atualmente as empresas estão cada vez mais atentas a importância do psicólogo que trabalha no RH. A relação entre as duas atividades tem proporcionado resultados positivos para o dia a dia das organizações, principalmente pelo fato da promoção da qualidade de vida dos funcionários.

Essa área de conhecimento é responsável por desenvolver ações estratégicas para organizações de todos os portes. O intuito é gerar benefícios que favoreçam o aumento da produtividade e o lucro da empresa.

Qual a função do psicólogo que trabalha no RH?

Existem diversas funções que um psicólogo pode desempenhar no RH, mas as mais comuns atualmente são:

Recrutamento e Seleção

Em primeiro lugar, no processo de recrutamento e seleção o psicólogo pode reunir informações sobre a empresa, como os seus objetivos e problemas que deseja melhorar, e traçar o perfil dos candidatos desejáveis para a organização.

Além disso, durante o processo, tem como objetivo conseguir identificar nos candidatos participantes aqueles que apresentam o perfil mais próximo ao que a empresa precisa e almeja. Na entrevista, o profissional pode conduzir o processo para identificar as habilidades técnicas e soft skills dos candidatos.

Onboarding e treinamentos

O processo de onboarding também pode ser conduzido pelo psicólogo da empresa. É importante conduzir o treinamento e introduzir os novos colaboradores nos processos da organização.

O psicólogo terá um papel fundamental para treinar os novos colaboradores e capacitar aqueles que já atuavam na casa. Assim, fica mais fácil adequar os novos profissionais à cultural organizacional da empresa. 
Em conjunto com a gestão e o departamento de RH como um todo, o psicólogo auxilia na oferta de seminários e palestras que possam suprir eventuais demandas da organização. 

Avaliação de desempenho

Avaliar o desempenho dos profissionais e equipes também é um processo que pode e deve ser realizado por um psicólogo qualificado. Para isso, o profissional pode promover processos de autoavaliação ou realização uma avaliação mais direta, tendo cuidado para não influenciar no ambiente de trabalho. 

O psicólogo também tem a capacidade de identificar os fatores que estão influenciando na produtividade e motivação dos funcionários e promover estratégias que possam melhorar tais questões. 

Psicologia + RH

A psicologia e o RH auxiliam as organizações a melhorar a sua relação com o público interno e, consequentemente, melhorar os seus resultados. O psicólogo é um profissional que pode atuar no setor de RH e desempenhar um papel importante.

No entanto, o psicólogo não substitui o trabalho do profissional formado no curso de Gestão de Recursos Humanos. Isso porque esse profissional atua com foco no comportamento dos colaboradores e nas relações interpessoais, assim como elas podem afetar o ambiente de trabalho.

Dessa forma, as empresas que buscam melhorar a sua atuação podem investir em seu ambiente interno e contar com os ambos profissionais para desenvolver as estratégias necessárias a alcançar as metas estabelecidas. 

Gostou desse conteúdo? Leia outras matérias em nosso blog clicando aqui.

Entre em Contato com a Skeel

Abrir WhatsApp
Precisando de ajuda?