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Recrutamento e seleção é um processo estratégico e que demanda um olhar atento e investimentos contínuos por parte das empresas e dos profissionais de RH. Mas, para manter essa melhoria contínua é fundamental acompanhar dados e resultados existentes, afim de possibilitar que a área responsável atue de forma pró-ativa na busca por resultados mais assertivos e eficientes.
Neste post já falamos sobre como a inteligência artificial pode contribuir para o processo de R&S mas, para implanta-la, é fundamental ter estabelecidos quais são os indicadores-chave de desempenho (também chamados de KPIs – Key Performance Indicators) fundamentais para acompanhamento. Esses índices servem como uma bússola, que demonstra se a empresa está no caminho para o seu “norte”, ou seu objetivo.
Então, para dar uma ajuda ao pessoal de RH, elencamos aqui alguns deles. Cabe a você avaliar se eles são adequados à sua empresa, ok?!?
- Custo médio de contratação
Cada empresa tem políticas específicas para processos de recrutamento. Algumas contratam headhunters, fazem anúncios em veículos impressos ou redes sociais ou contratam profissionais de psicologia para a realização de testes e entrevistas. Todas essas ações precisam ser contabilizadas para avaliar o custo de cada processo de contratação.
A fórmula é simples: basta somar todas as despesas relacionadas
Atualmente, plataformas de recrutamento e seleção como a Skeel, além de reduzirem estes custos, disponibilizam esse cálculo ao fim de cada processo.
- Tempo médio de contratação
Tempo é dinheiro. Essa afirmação e ditado popular devem fazer parte da rotina dos RHs. Mas a pressa, nesses casos, também é inimiga, pois pode levar à contratações equivocadas e que vão acabar demandando mais tempo posterior.
Como otimizar o tempo com processos eficientes e assertivos? Para responder essa pergunta, é importante saber quanto tempo é destinado aos processos de recrutamento e seleção. Para isso, use a equação: tempo gasto para contratação / profissionais contratados.
Caso esse número esteja muito alto, os gestores de RH precisam avaliar formas de otimizar esse processo, sem afetar a qualidade da contratação. Cabe ressaltar que diferentes níveis de vaga podem demandar diferentes tempos para seleção.
- Taxa de conversão de contratação
Esse indicador permite avaliar a eficiência do processo seletivo, compreendendo todas as fases do recrutamento e o processo como um todo.
Fazem parte desse indicador:
Candidatos participantes;
Candidatos qualificados;
Finalistas;
Contratados.
Cada uma dessas fases deve ser mensurada com relação à tempo, recursos e custos, assim é possível avaliar os pontos críticos e passíveis de melhorias em cada etapa.
- Turnover em contratações recentes
Turnover é a rotatividade de profissionais, ou seja, o percentual de funcionários que saem da empresa dentro de um determinado período. Uma parte fundamental do processo de recrutamento e seleção é a integração e o acompanhamento dos profissionais contratados.
Para definir um processo seletivo como eficiente, o funcionário precisa se manter na empresa após o período de experiência. Esse indicador serve para avaliar aspectos internos da empresa, muitas vezes relacionados à motivação dos funcionários.
Fórmula: turnover (%) = funcionários recém-contratados que saíram da empresa / total de recém-contratados x 100
Para reduzir esses índices, é importante que sejam realizadas entrevistas de saída, possibilitando, assim, um plano de ação para atuar na origem dos problemas.
![Recrutamento e seleção: indicadores essenciais para acompanhamento 1 paper 3249919 1920](https://recrutamentocerto.com.br/wp-content/uploads/2019/01/paper-3249919_1920-1024x642.jpg)
Na sua empresa são utilizados outros indicadores para acompanhamento dos processos seletivos? Compartilhe com a gente!