O que é Recursos Humanos e o que faz um profissional da área?

Gestão de recursos humanos, gestão de pessoas ou ainda administração de recursos humanos, conhecida pela sigla RH é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.

Nos tempos atuais, a área de Recursos Humanos, ou RH, das empresas estão cada vez mais entendendo que o talento humano é capaz de erguer ou derrubar uma organização. Com essa visão, investem no bem-estar dos colaboradores para obter deles mais produtividade e, com isso, mais lucratividade.

Quais as obrigações de um profissional de Recursos Humanos?

Rotinas de departamento pessoal

Há tempos o RH deixou de cuidar apenas das questões burocráticas, como o pagamento dos funcionários ou distribuição de holerites.

É comum que as rotinas de departamento pessoal fiquem a cargo de uma área específica do RH ou sejam terceirizadas para escritórios jurídicos ou de contabilidade. Dessa maneira, o profissional de gestão pode focar em atividades mais estratégicas.

Recrutamento e seleção de profissionais

Mesmo a empresa mais moderna tem uma forte demanda por capital humano. É preciso gente que coloque em prática as tarefas diárias. Para tanto, o RH tem a obrigação de recrutar, selecionar e efetivar profissionais qualificados ao trabalho.

Mas essa não é uma tarefa fácil, mas a tecnologia é de grande ajuda nesse quesito. Existem plataformas de recrutamento e seleção, como a Skeel, que centralizam a publicação e gestão das vagas em aberto, bem como o contato com os candidatos e triagem dos perfis profissionais mais adequados à vaga.

Avaliação de desempenho

Há muitos modelos de avaliação de desempenho. Pode-se praticar a autoavaliação para que o profissional analise sua própria performance. Também há a avaliação 180 graus, na qual o superior avalia seu subordinado para destacar pontos fortes e fracos.

Além do desempenho, é importante que o RH avalie o fit cultural de seus colaboradores. Ter um colaborador desalinhado com as prioridades do negócio pode ser prejudicial.

Desenvolvimento de talentos

Muitos profissionais entram na empresa com poucas habilidades, então, é preciso prepará-los para crescer e entregar resultados cada vez mais elevados. Alguns até são talentosos, porém, podem melhorar para inspirar seus colegas de trabalho.

Desligamento de profissionais

A maior parte dos estudos não trata dessa obrigação, mas o RH também deve desligar as pessoas certas e identificar pontos fracos. Quando há um colaborador com recorrência, mesmo após feedbacks e treinamentos, é sinal de que a relação não deve ser mantida. Desligar os profissionais certos é tão importante quanto manter os talentos.

Quais as tendências do setor de Recursos Humanos?

O RH se tornou referência dentro das organizações, não bastando desenvolver somente as tarefas operacionais, mas executando atividades focadas em melhorar os resultados da empresa por meio dos funcionários. Oferecer um ambiente favorável à execução das atividades, desenvolvendo os talentos e investindo em contratações efetivas, a fim de criar equipes colaborativas, engajadas e alinhadas com os valores e objetivos da empresa.

O mercado mudou muito nos últimos anos. Consequentemente, as organizações e seus respectivos setores também mudaram. O RH é o que mais passou por transições: de um departamento estritamente operacional para outro mais estratégico e digital.

A maior das tendências do setor é o chamado RH 3.0, um novo modelo de fazer gestão de pessoas. Representa um setor adequado à transição digital, com processos mais digitais e integrados. Assim, pode-se extrair o que há de melhor na tecnologia para arquitetar um RH digital, moderno e eficaz na tomada de decisões.

Agora que você já sabe o que é recursos humanos, leia mais sobre como reduzir o tempo do seu processo seletivo.

Entre em Contato com a Skeel

Abrir WhatsApp
Precisando de ajuda?