A importância de funcionários satisfeitos para o sucesso da sua empresa

Assegurar a satisfação dos colaboradores faz com que eles produzam mais e melhor, reduz a rotatividade no corpo de colaboradores, aumenta o engajamento da equipe, torna o ambiente de trabalho mais leve e atrai novos talentos para sua empresa, entre outros. Além disso, um corpo de funcionários engajados contribui muito para a evolução da estrutura organizacional da companhia.

É senso comum no mercado de trabalho dizer que funcionário feliz produz mais. E essa ideia não existe à toa: a satisfação dos colaboradores realmente está relacionada aos resultados da empresa. Segundo um estudo feito pela Forbes, profissionais realizados no trabalho são até 20% mais produtivos que aqueles que não se sentem assim.

Em um mercado cada vez mais competitivo, contar com pessoas dispostas a dar tudo de si é extremamente importante. Afinal, isso representa mais inovação, menos custos operacionais e uma larga vantagem sobre os concorrentes.

É preciso conhecer melhor as necessidades e desejos da sua equipe para deixar seus funcionários felizes no ambiente de trabalho e garantir bons resultados.

Confira algumas dicas de como colocar isso em prática para o sucesso da sua empresa

  1. Ambientes harmoniosos deixarão os funcionários mais à vontade para exercerem suas funções e se relacionarem uns com os outros. É importante que eles se sintam confortáveis para se expressarem nesse ambiente, principalmente em caso de dúvidas ou insatisfações. Uma boa dica é oferecer salas de descanso ou espaços para lazer, onde seus funcionários possam relaxar um pouco nos intervalos e interagir com os colegas.
  2. Profissionais motivados tendem a terem melhor desempenho, produtividade maior e com a qualidade mais elevada. Eles precisam sentir que seu trabalho é reconhecido e que sua colaboração é essencial para o crescimento da organização.Para garantir a motivação da sua equipe, invista em boas políticas de benefícios e remuneração. Mostre que a empresa se importa com seus funcionários e se empenha para oferecer o melhor àqueles que realizam suas funções com sucesso.
  3. Ofereça workshops e treinamentos para que seus funcionários possam aprender cada vez mais e aperfeiçoar suas habilidades. Além de motivá-los, isso vai garantir à empresa uma equipe mais preparada para a execução das tarefas. Mostre aos seus colaboradores que eles têm espaço para crescimento dentro da empresa e que, ao adquirir novos conhecimentos, será possível evoluir em sua carreira e ocupar cargos cada vez melhores.

Para saber se as expectativas dos seus colaboradores estão sendo atendidas, nada melhor que perguntar a eles como se sentem. Para isso, você pode realizar pesquisas para mensurar a satisfação da sua equipe e saber o que mais pode ser feito para melhorar os resultados.

A produtividade e os resultados podem ser otimizados a partir de medidas simples e sem a necessidade e altos investimentos. É essencial garantir que sua equipe esteja sempre satisfeita, pois somente assim a empresa poderá atingir e manter bons resultados. Por isso, os funcionários devem ser sempre reconhecidos por seu desempenho e valorizados dentro da organização.

Agora que você já sabe a importância de ter funcionários satisfeitos para trabalhar em prol do crescimento da sua empresa, aproveite para ler sobre a importância do processo de onboarding na recepção dos novos funcionários. 

Entre em Contato com a Skeel

Abrir WhatsApp
Precisando de ajuda?