Como reduzir o tempo do processo de seleção?

Reduzir o tempo de um processo de seleção pode ser uma solução para redução de custos e ainda assim resultar em uma escolha eficiente.

Dessa forma, investir em gestão de talentos é fundamental para o sucesso de um negócio, já que o capital humano é o principal responsável pelos resultados e reputação da empresa no mercado. Por isso, ser estratégico ao recrutar profissionais e desenvolver competências é o melhor caminho para montar um time capaz de atingir os objetivos da organização.

Uma das partes mais importantes desse trabalho é a busca por novos talentos. Tornar esse processo mais ágil traz enormes vantagens para a empresa, como mais produtividade e redução de custos.

Quais são as dificuldades em reduzir o tempo do processo de seleção?

O tempo de fechamento das vagas é um dos principais indicadores de sucesso do setor de RH. Quanto menor é o tempo de contratação, mais rápido a empresa recupera seu potencial produtivo.

Ter uma equipe desfalcada desencadeia uma série de problemas que impactam nos resultados do negócio. O principal deles é a perda de receita: com menos gente no time, a produtividade cai, assim como a qualidade do atendimento. Por isso, reduzir o tempo de duração dos processos seletivos é a melhor saída para driblar esses problemas. No entanto, essa não é uma tarefa fácil, pois envolve muitos obstáculos.

O alto volume de candidatos e a complexidade do processo seletivo como um todo são fatores que dificultam o trabalho do RH. No entanto, essas questões podem ser facilmente solucionadas com o auxílio da tecnologia.

Como a IA pode ajudar?

Plataformas que utilizam a Inteligência Artificial para auxiliar no processo de seleção estão ganhando espaço no mercado. Um bom exemplo é a Skeel, que além de centralizar as informações em um único lugar, esses softwares possuem funcionalidades que aceleram a busca por candidatos e possibilitam ao RH tomar decisões estratégicas, que influenciam positivamente no dia a dia da empresa.

Confira alguns benefícios que a IA pode proporcionar:

Agilizar a triagem de candidatos

Quando uma vaga é anunciada pela empresa, costuma receber centenas de candidaturas. Dentro da plataforma da Skeel, a IA fará uma pré-seleção com os candidatos mais indicados para vaga, com base nas exigências solicitadas pela empresa e o perfil do candidato.

Dessa forma, os candidatos mais indicados para a posição estarão sempre no topo do ranking, e o recrutador dedica mais tempo a profissionais que estão realmente dentro do perfil desejado.

Integrar processos

É valido ressaltar que a integração de processos envolve a comunicação com os candidatos. E-mails e planilhas são úteis, mas podem se perder facilmente em meio a outros arquivos. Dentro da plataforma as informações ficam centralizadas e atualizadas, dessa forma facilitam a busca de informações e criar um histórico de mensagens com todos os dados do processo seletivo.

Banco de talentos

Diferente de outras empresas, a Skeel possui um amplo banco de talento. Durante o período de seleção, os candidatos são exclusivos da empresa que o captou. Logo, depois do processo finalizado e tendo sido descartado, após alguns meses o candidato tem acesso a outras vagas, de outras empresas, que são compatíveis com o seu perfil.

Dessa forma o processo seletivo fica melhor para empresa e para o candidato. Tudo isso ajuda o RH a se tornar mais estratégico para a organização e a montar equipes consistentes, que tragam resultados fora da curva.

Agora que você já está por dentro do assunto, revise o planejamento da sua empresa e estude a implementação de uma plataforma como a Skeel. Solicite uma apresentação aqui.