O que é recrutamento às cegas?

O recrutamento às cegas é um método de seleção criado na Europa que tem se popularizado ao redor do mundo. O seu objetivo é uma seleção que ignora dados discriminatórios como gênero e idade.

Como funciona o recrutamento às cegas?

A inclusão é um assunto que tem se tornado cada vez mais relevante para as organizações. Como fazem parte da sociedade, é fundamental que as empresas busquem formas de contribuir para construção de um mundo e futuro melhor.

A ideia é garantir uma seleção neutra, sem os vieses que, muitas vezes, são criados no primeiro contato entre o recrutador e o candidato. Para isso, o recrutamento às cegas, tem como principal objetivo priorizar as competências técnicas e comportamentais dos candidatos.

Entretanto, pode ser complicado vencer certas barreiras e a inteligência artificial pode auxiliar ao longo desse processo. O software da Skeel utiliza inteligência artificial para analisar aspectos como competências, experiências pessoais, identificação com a cultura organizacional e expectativas para a carreira e assim sugerir o candidato alinhado com as necessidades da empresa.

Dificuldades do recrutamento às cegas

Cada empresa implementa sua ideia de recrutamento sem discriminação de forma diferente. Hoje em dia a tecnologia não é responsável pela decisão final de quem será contratado ou não. Por isso, somente o uso do sistema não é suficiente para garantir melhoras significativas nas políticas de diversidade das empresas.

O ideal é que a implementação da tecnologia deve vir acompanhada de treinamentos para os líderes e recrutadores e palestras sobre o tema. É fundamental que a liderança esteja aberta a evoluir e mudar a sua visão de mundo para que a proposta de pluralidade no ambiente de trabalho. 

Entre em Contato com a Skeel

Abrir WhatsApp
Precisando de ajuda?