recrutamento as cegas

O mercado de trabalho está evoluindo e transformando a cultura organizacional das empresas, sobretudo nos processos seletivos tradicionais. Não por acaso, hoje já é possível realizar o recrutamento às cegas, método que encoraja o aumento da diversidade nas empresas e reduz os casos de preconceito durante uma seleção.

Mesmo de forma inconsciente, sabemos que o olhar do recrutador sobre um candidato influencia bastante na sua escolha, e ele pode se deixar influenciar por diversos fatores e características individuais. Porém, essa é uma construção social que vem mudando ao longo do tempo e trazendo novas perspectivas tanto para o recursos humanos, quanto para quem concorre à uma vaga de trabalho.

O que é open hiring ou recrutamento às cegas?

A inclusão é um assunto que tem se tornado cada vez mais relevante para as organizações. Como fazem parte da sociedade, é fundamental que as empresas busquem formas de contribuir para construção de um mundo e futuro melhor.

A ideia é garantir uma seleção neutra, sem os vieses que, muitas vezes, são criados no primeiro contato entre o recrutador e o candidato. Para isso, o recrutamento às cegas, tem como principal objetivo priorizar as competências técnicas e comportamentais dos candidatos, sem expor nome, gênero, idade, localização, instituição de ensino onde o candidato se formou ou o nome de empresas em que trabalhou anteriormente.

Em alguns casos, é possível pedir um vídeo onde imagem e voz são distorcidos para conhecer mais sobre a pessoa candidata. E as informações, até então confidenciais, apenas são reveladas nas etapas finais do processo seletivo, como na hora da entrevista.

Esse processo existe porque o preconceito e a discriminação ainda se fazem presentes no mundo inteiro. Os vieses, sejam eles conscientes ou inconscientes, ainda existem e o recrutamento às cegas aparece para dar uma oportunidade para esses candidatos.

blog1 1

Qual a importância do recrutamento às cegas?

Manter uma equipe diversa vai muito além de raça, gênero e idade. A diversidade pode ser representada de várias maneiras e as vivências de cada pessoa trazem bagagens e visões diferentes que podem complementar o seu produto de muitas formas, trazendo soluções nunca antes pensadas.

Quando um time de RH tem um mesmo padrão de contratação, significa que o padrão de resolução de problemas tende ser o mesmo dentro das equipes. Isso acontece porque, quando fazemos as mesmas coisas, tendemos a ter os mesmos resultados. Logo, se o time de RH está sempre contratando profissionais com as mesmas habilidades e experiências, é natural que as soluções apresentadas para os problemas também sejam semelhantes.

Para inovar em produto, precisamos inovar em equipe e isso começa diretamente no processo de recrutamento. Para criarmos ambientes de diversidade, mais inclusivos e que fomentem um pensamento fora da caixa, precisamos buscar candidatos com perfis diferentes dos que já existem na organização.
Isso nos ajuda a enxergar soluções criativas para os problemas que enfrentamos e assim, garantimos um melhor desempenho para a empresa como um todo.

E é ai que o recrutamento às cegas se encaixa. É preciso acabar com os vieses dos processos de recrutamento e seleção e para isso, podemos contar com essa metodologia. A inteligência artificial tem a capacidade de auxiliar ainda mais nesse processo, identificando candidatos com o perfil e habilidades mais próximo do que você está buscando. A inteligência artificial pode analisar aspectos como competências, experiências pessoais, identificação com a cultura organizacional e expectativas para a carreira e assim sugerir o candidato alinhado com as necessidades da empresa, sem levar em conta a raça, gênero, idade ou qualquer outro viés.

Como implementar o recrutamento às cegas na sua empresa

Cada empresa implementa sua ideia de recrutamento sem discriminação de forma diferente. Hoje em dia, com a utilização de uma plataforma digital para condução do processo seletivo ou não, a decisão final de quem será contratado é do recrutador. Por isso, somente o uso de um software/plataforma não é suficiente para garantir melhoras significativas nas políticas de diversidade das empresas.

O ideal é que a implementação das tecnologias venha acompanhada de treinamentos para os líderes e recrutadores e palestras de consientização sobre o tema. É fundamental que a liderança esteja aberta a evoluir e mudar a sua visão de mundo para que a proposta de pluralidade no ambiente de trabalho. As contratações se tornaram cada vez mais ágeis, justas e assertivas, pois o time de RH passa a olhar apenas para o que é essencial.

xx