TOP 8 – Tendências para RH em 2022

O ano de 2021 está chegando ao fim e, embora estejamos caminhando rumo a um retorno gradual do modelo de trabalho que estávamos acostumados, o trabalho nunca mais será o mesmo que conhecíamos há algum tempo. Por isso, o momento de se preparar e adaptar-se para as tendências de RH para o próximo ano é agora.  

A Gartner entrevistou mais de 500 líderes de RH para avaliar suas prioridades para o próximo ano (2022) e neste artigo você encontra as TOP 8 tendências para a área.

O RH nos últimos anos de pandemia

Sabemos que 2020 foi um divisor de águas para o mundo. 2021 foi tempo de se reestruturar, colocar os novos aprendizados em prática e se adaptando a nova realidade. Mas o que esperar de 2022? 

O setor do RH passou por momentos de mudanças drásticas durante a pandemia do COVID-19. As empresas precisaram lidar com os receios de contágio da doença e se adaptar para formatos de trabalho remoto. Essa situação deixou grandes tendências para o futuro do setor e principalmente para o ano de 2022.

Todas as mudanças que estão acontecendo no mercado de trabalho estão impactando também o departamento de RH. Novas ferramentas para gestão de pessoas, formação de equipes, treinamento e desenvolvimento estão surgindo para melhorar tanto a jornada de trabalho dos colaboradores quanto dos profissionais da área.

O ano que ainda nem começou promete algumas mudanças, especialmente no que diz respeito ao formato de trabalho. Não é novidade que o trabalho híbrido tem ganhado cada vez mais espaço nas organizações e não à toa ele é um dos maiores impulsionadores para as novas tendências de RH para o próximo ano.

Conheça as 8 principais tendências do RH para 2022

Profissionais de Recursos Humanos lidam com pessoas todos os dias, mas alguns deles ainda gastam muito tempo com trabalhos burocráticos e análises manuais. Por isso, uma das principais tendências para 2022 é a automatização dos procedimentos. Ou seja, por meio da transformação digital, o investimento em ferramentas digitais e apoio da tecnologia, a gestão passa a ser menos manual.

Os gestores de Recursos Humanos precisam ter a mente aberta para as novidades que são propostas a cada nova temporada. Não adianta apenas investir em ferramentas inovadoras, é preciso mudar a cultura organizacional. Todos os envolvidos precisam entender a importância das novidades implantadas.

Listamos as 8 principais tendências de RH para 2022, que devem chegar com força ao longo do próximo ano. Confira:

1. Recrutamento Online

As longas filas de espera e inúmeros dias de seleção já viraram coisas passadas. Todo o processo de seleção, desde a comunicação da vaga até a assinatura do contrato, pode ser automatizado. Essa automatização é benéfica para os candidatos por conta da comodidade de não precisar se deslocar; e também para os profissionais que estão comandando o processo de seleção, pois exige um esforço menor e facilita o gerenciamento das vagas e candidatos.

O uso de inteligência artificial no processo de recrutamento e seleção tem inúmeros benefícios, visto que com uma avaliação automatizada dos currículos os profissionais podem se dedicar a avaliar individualmente apenas aqueles currículos que realmente possuem um alinhamento com a cultura da empresa. A utilização de plataformas de recrutamento online possuem um nível de assertividade alto nas contratações, além da redução de custos relacionados a rotatividade.

2. People analytics

Esse é um termo já conhecido pelos profissionais de recursos humanos e que deve ganhar ainda mais espaço em 2022. Consiste no uso de sistemas especializados, que podem avaliar informações referentes aos colaboradores, para que os gestores tenham um melhor entendimento sobre o papel de cada um no negócio. Com essa analise os profissionais de RH podem traçar novas estratégias para gerir, qualificar, atualizar, engajar e garantir a satisfação profissional.

O People Analytics ajuda a compreender as pessoas de forma individual, avaliando-as individualmente. Além de ser interessante em relação aos profissionais que já fazem parte da empresa, é uma das maneiras mais eficazes de melhorar o recrutamento e seleção, encontrando candidatos que combinem perfeitamente com a vaga.

3. Manutenção do Clima Organizacional

Manter um bom clima organizacional é tão importante quanto a análise de desempenho dos colaboradores. Essa também é uma das responsabilidades do RH para o planejamento estratégico do próximo ano.

Uma forma de fazer essa manutenção é criar uma ferramenta de pesquisa de clima organizacional. Os resultados podem ajudar na tomada de decisões, diagnosticar os pontos de conflito e montar planos de ação para melhorar o ambiente de trabalho – podendo impactar até na produtividade do time. 

4. Atividades home office e trabalho híbrido

Segundo a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise covid-19 o home office foi adotado por 46% das empresas, portanto, para muitos já não é mais uma novidade! Pessoas que trabalham em escritórios possuem menos dificuldades em adaptar suas atividades para home office. Isso pode trazer um ganho de produtividade devido ao foco que é dado em cada uma das ações desenvolvidas, redução de custos operacionais e permitir o recrutamento de pessoas que moram longe do seu negócio.

Dependendo do modelo de negócio, até os profissionais de Recursos Humanos podem atuar de forma híbrida. Dessa maneira, alguns dias podem ir até a sede, para conversar com colaboradores e fazer um trabalho de campo. Nos outros, podem resolver todas as pendências de forma virtual.

Essa é uma das tendências que pode ser aplicada ao RH e em outros setores de sua empresa. O processo de transição pode ser algo demorado, mas vale a pena devido aos benefícios que pode proporcionar. 

5. Flexibilidade no trabalho

A flexibilidade no trabalho é uma tendencial da qual o RH precisa se adaptar, principalmente para empresas que já adotaram o home office. O modelo de jornada de trabalho sem contar com um horário fixo vem ganhando adeptos. Neste caso, a avaliação pode ser feita por meio de entregas realizadas.

Ao adotar um modelo flexível de trabalho, é permitido que os colaboradores possam cumprir as atividades nos momentos em que estiverem mais dispostos. De fato, nem todos se saem melhor no horário tradicional, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

6. Cultura de Feedbacks

O feedback é uma ferramenta poderosa para entender o ambiente de trabalho, medir a satisfação dos colaboradores e é a partir dele que os planos de ação são pensados. Mas todo o processo de ideação, aplicação e devolutiva pode ser feito por meio de ferramentas de feedback, otimizando o trabalho e poupando energia dos profissionais de RH. 

As empresas devem buscar formas de aumentar o envolvimento dos colaboradores com o negócio. A partir disso, implementar metodologias de feedback é interessante, já que isso auxilia no planejamento da área de RH. Eles fazem com que a sintonia entre as duas partes seja ajustada.

Não basta fazer apenas simples pesquisas junto aos colaboradores. É necessário pensar em questionários que possam fazer a diferença em relação ao desenvolvimento das pessoas, contribuindo para atingir os objetivos traçados no planejamento para o ano.

7. Treinamento Online

Desde 2020 essa tendência vem se intensificando, durante a pandemia de Covid-19 e que segue como uma das principais tendências para 2022.

Os treinamentos online começaram a ganhar força devido ao distanciamento social necessário nos últimos tempos. Além disso, possuem praticidade na aplicação e os resultados são muito similares os presenciais. Eles são mais flexíveis, já que os profissionais não precisam ir até um local para assistirem às aulas. Dependendo de qual for o treinamento, as videoaulas podem ser gravadas, fazendo com que possam ser assistidas em qualquer horário.

Com as alterações nos horários de trabalho e o trabalho híbrido, os profissionais de Recursos Humanos podem investir em cursos e treinamentos online, garantindo a capacitação dos profissionais que fazem parte da empresa. Essa é uma forma de fazer com que eles se sintam mais valorizados e próximos da empresa.

8. Capacitação de Líderes

Os líderes possuem um papel fundamental no desenvolvimento do capital humano, principalmente em um cenário tão competitivo quanto o atual. Aliás, alguns podem possuir dificuldades em encontrar suas capacidades de liderar, habilidade que não é comum para todas as pessoas.

Uma das tendências de RH em 2022 é identificar o potencial dos colaboradores que já fazem parte dos times. Assim, investindo na formação deles como líderes, buscando aprimorar suas habilidades profissionais. Neste caso, o planejamento é essencial, já pensando alguns passos à frente do cenário atual.

Siga as tendências de RH para 2022 e melhore o desempenho do seu RH!

Todo final de ano gera aquela aflição pelas expectativas do novo ano que está para chegar. Muitas tendências são comentadas e previsões realizadas, sendo que algumas delas, de fato, são itens que já aparecem com força ao longo dos últimos anos e que serão intensificadas durante 2022.

Assim como o mercado tem evoluído, é importante que o setor de RH mantenha-se atualizado. Por isso, cada vez tem sido mais importante que gestores e profissionais de Recursos Humanos trabalhem com a tecnologia ao seu lado. É algo importante para melhorar a competitividade do seu negócio, investindo em ferramentas capazes de fazer a diferença, seja no recrutamento estratégico ou em outras demandas.

Seguir as tendências de RH é algo que faz a diferença para sua empresa! Faça um 2022 diferente e invista em sistemas que permitam a evolução: conheça a Skeel – Recrutamento Inteligente.