5 séries sobre RH para maratonar nas férias

Séries e filmes são criados para entretenimento, mas também podem ser uma excelente oportunidade de associar o cenário empresarial e oferecer boas lições de como lidar com diversas situações, problemas e equipes. Durante os períodos mais tranquilos, os momentos de descanso e lazer com a família, em frente à TV, também podem trazer insights sobre a forma como você lida com seu time.

Sem esquecer dos métodos tradicionais, a participação em eventos, treinamentos e leituras aprofundadas, as séries e filmes são caminhos alternativos para que você aprenda e se divirta ao mesmo tempo.

Para o setor de Recursos Humanos, temos diversas séries em que os enredos trazem ideias sobre a gestão de pessoas, liderança, estratégia e operações. Cada episódio serve de inspiração para as aplicações do RH no ambiente corporativo, facilitando o trabalho estratégico junto aos departamentos.

Se você gostou da ideia e já está se perguntando “quais as séries que posso começar a assistir hoje mesmo?”, temos uma boa notícia. Neste artigo, você encontrará 5 opções para combinar entretenimento e aprendizado em suas horas vagas.

Nesse artigo trazemos para você:

  • 5 séries para você analisar estrategicamente os pontos de RH e se divertir
  • Benefícios das séries para complementar o aprendizado

5 séries para você analisar estrategicamente os pontos de RH e se divertir

Prepare a pipoca pois as 5 séries que selecionamos para você são excelentes! Dos mais diversos generos, as séries selecionadas abordam temas importantes como liderança, trabalho em equipe, planejamento e resultados.

the crown - séries para RH

The Crown

Ambientada na Grã-Betanha após a Segunda Guerra Mundial, The Crown, mostra a história da rainha Elizabeth II e dos primeiros-ministros que deram forma ao país. Retrata de forma realista a família real do Reino Unido, e aborda a questão do poder e de lidar com problemas de gestão com diplomacia — uma soft skill muito valorizada no mercado atual.

la casa de papel - séries para RH

La Casa de Papel

Uma das séries de maior sucesso da Netflix é também uma verdadeira aula de estratégia, trabalho em equipe, liderança e, sobretudo, visão de negócios. Mas afinal, qual a lição para o RH? De fato, a lição está na relação de confiança e qualidade de informações, é fundamental que todos os colaboradores saibam exatamente o que deve ser feito e que sejam conduzidos de forma clara e eficiente por um líder motivador, mesmo em momentos de crise.

how to get away with murder - séries para RH

How to Get Away with Murder

Uma equipe leal e dedicada à sua lider — a série traz uma líder firme que inspira confiança em seu time. O planejamento de estratégias, o conhecimento das habilidades individuais, delegação de responsabilidades e o cumprimento de metas servem de aprendizado para o RH atuar de forma estratégica nas empresas.

Silicon Valley - séries para RH

Sillicon Valley

A série acompanha a vida de seis programadores bem introvertidos, com personalidades totalmente diferentes entre si e inteligência extraordinária, que pretendem abrir uma startup de tecnologia. Apesar de ser ficção, a comédia lida de maneira divertida e crítica com os problemas reais enfrentados por empreendedores daquela região.

Person of Interst - Séries para RH

Person of Interst

A série conta a história de Harold Finch, um bilionário que desenvolveu um software de inteligência artificial que permite ao governo americano espionar potenciais criminosos, principalmente terroristas. Como o governo americano não tem interesse em prevenir crimes comuns, Finch recruta o ex-agente da CIA John Reese, que, na teoria, morreu em uma missão na China, para combater esses delitos. A relação com o RH se dá por meio das tendências em predição de acontecimentos.

Benefícios das séries para complementar o aprendizado

Por muitos anos, a tecnologia foi vista como algo prejudicial para os estudos. O banimento completo de aparelhos eletrônicos das salas de aula, por exemplo, é uma lei vigente em muitos municípios brasileiros e de todo o mundo. No entanto, será que utilizar a tecnologia no complemento a capacitação não pode ser algo realmente proveitoso?

Depois de uma certa quantidade de cursos, graduação e pós graduação, aprender se torna cada vez mais comum no nosso cotidiano. O aprendizado com propósito é algo que vai muito além da simples ‘’decoreba’’ de teorias. Aprender pelo amor de adquirir novas informações e complementar as existentes é algo que passa a se tornar presente nas corporações e no dia-a-dia dos profissionais engajados.

As séries, com episódios e temporadas costumam ser longas e apresentar diversas situações — planejadas ou inesperadas — conforme o desenrolar da história. Os acontecimentos obrigam os personagens a criar estratégias, tomar decisões ou mudar de direção. Por isso, qualquer semelhança com o mundo dos negócios não é mera coincidência para quem assiste com uma visão organizacional. É possível transformar um momento de folga e diversão em oportunidades de capacitação e aprendizado.

Embora não substituam os treinamentos e capacitações formais, as séries que trouxemos hoje servem como um complemento, inspirando práticas inovadoras e analise de situações cotidianas.

Gostou desse artigo? Compartilhe com sua rede, amigos e colegas de RH para que saibam como as séries podem contribuir para o aprendizado e capacitação de forma leve e divertida!

Entre em Contato com a Skeel

Abrir WhatsApp
Precisando de ajuda?