recruitment marketing

Recruitment marketing realmente é a melhor maneira de atrair talentos?

Antigamente, a lógica para contratar um colaborador era simples: você abria uma vaga, solicitava indicação dos colaboradores da empresa, dava sequência ao processo seletivo e,  se gostasse do candidato, fechava a vaga.

Devido ao aumento da população, à revolução digital e ao crescimento vertiginoso dos centros de ensino brasileiros, o processo para recrutar um funcionário se torna cada vez mais complexo. E, como resultado, atrair talentos para sua empresa também é algo cada vez mais complexo.

Sendo assim, o recruitment marketing pode auxiliar seu time a recrutar os melhores talentos do mercado e montar uma equipe de alta performance. Mas, antes de tudo, você sabe o que é recruitment marketing?

Para conferir o guia completo sobre essa nova estratégia, confira o texto a seguir!

O que é recruitment marketing?

Recruitment marketing, também conhecido como marketing de recrutamento, é uma abordagem estratégica para atrair e engajar os melhores talentos para uma organização.

Em resumo, ele envolve a aplicação de técnicas de marketing ao processo de recrutamento para atrair candidatos de alta qualidade. E, para atrair talentos, você pode usar uma variedade de estratégias, incluindo blogs, redes sociais, anúncios pagos e eventos.

Sem falar que, no recruitment marketing, existe todas as etapas do funil de um vendas: atração, nutrição, engajamento e conversão. Durante a passagem do candidato por esse funil, o time de RH deve aplicar diferentes métodos para capturar a atenção e estimular o desejo de trabalhar na empresa.

Componentes do recruitment marketing

O marketing de recrutamento envolve estratégias de recrutamento aliada ao branding. Por isso que, dentro dos componentes do marketing de recrutamento, podemos citar:

  • Marca empregadora forte: também conhecido como employer branding, envolve a criação de imagem e reputação positivas da empresa, destacando seus valores, cultura e missão;
  • Job description: são descrições bem elaboradas da função e das responsabilidades do cargo, incluindo as habilidades e qualificações necessárias;
  • Personas dos candidatos: perfil do candidato ideal para o cargo, que inclui sua experiência, habilidades, formação e traços de personalidade;
  • Canais de recrutamento: variedade de canais de recrutamento, incluindo site da empresa, quadros de empregos, mídias sociais e feiras de carreiras, para alcançar e engajar potenciais candidatos;
  • Métricas: etapa para medir a eficiência do marketing de recrutamento através de métricas como fluxo de candidatos, custo por contratação e tempo de preenchimento.

Ao incorporar esses componentes, o time de RH consegue efetivamente atrair e engajar os melhores talentos para sua organização.

Funil de recruitment marketing: principais etapas

O funil de marketing de recrutamento é um modelo que descreve as várias etapas do processo de recrutamento, desde o conhecimento inicial de uma vaga de emprego até a eventual contratação de um candidato.

As principais etapas do funil de marketing de recrutamento incluem:

Conhecimento

Nesta fase, os candidatos ficam sabendo da vaga de emprego por meio de algum dos canais de comunicação da empresa, como anúncios de emprego, redes sociais ou página de talentos.

Interesse

Os candidatos estão interessados na oportunidade de trabalho e começam a pesquisar a empresa, os requisitos do trabalho e o processo de candidatura.

Consideração

Aqui, os candidatos estão considerando se candidatar à vaga e avaliando suas opções em relação a outras oportunidades.

Inscrição

Nesta fase, os candidatos decidiram candidatar-se ao emprego e realizaram a sua candidatura.

Avaliação

Os candidatos que chegam a essa etapa são selecionados para uma entrevista e avaliados com base em suas competências, qualificações e adequação à cultura da empresa.

Contratação

A etapa final é o processo de contratação, onde o candidato escolhido recebe a oferta de emprego e aceita o cargo.

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Importância do recruitment marketing para os empregadores

No mercado de trabalho competitivo de hoje, as empresas devem divulgar sua marca para atrair os candidatos certos. Por isso, o recruitment marketing fornece uma abordagem estratégica para atingir esse objetivo.

Um dos benefícios mais significativos do marketing de recrutamento é que ele permite que as empresas construam uma marca empregadora forte. Ao destacar a cultura, os valores e a missão da empresa, o marketing de recrutamento cria uma imagem positiva que pode atrair os melhores talentos. 

O marketing de recrutamento também ajuda as empresas a alcançar um público qualificado mais amplo. Ao alavancar vários canais, como redes sociais, quadros de empregos e feiras de carreira, as empresas conseguem alcançar candidatos em potencial que não considerariam a oportunidade de trabalho.

Além disso, o recruitment marketing ajuda as empresas a economizarem tempo e recursos ao focar nos talentos. Isso resulta em um processo de recrutamento mais eficiente e menos custoso.

Qual a diferença entre recrutamento e recruitment marketing?

O recrutamento refere-se ao processo de identificação, atração e contratação de talentos para as posições abertas dentro de uma organização.

Por outro lado, o marketing de recrutamento é uma parte do recrutamento que se concentra na atração de potenciais candidatos.

Dito isso, vamos à prática: uma das principais diferenças entre recrutamento e recruitment marketing é o público-alvo.

O recrutamento visa identificar os candidatos mais qualificados para uma vaga, independentemente de sua situação atual de trabalho ou interesse pelo cargo. O marketing de recrutamento, por outro lado, concentra-se em alcançar candidatos passivos que não estão procurando emprego ativamente, mas podem estar interessados em explorar novas oportunidades.

Sem falar que, no marketing de recrutamento, há a utilização de várias técnicas de marketing para atrair candidatos em potencial. Isso inclui anúncios em redes sociais, inbound marketing e employer branding.  No entanto, o recrutamento é mais focado nos métodos tradicionais de anúncios de emprego, triagem de currículos e entrevistas.

Qual é a diferença entre recruitment marketing e employer branding?

Essa é outra confusão muito comum entre os profissionais fora da área de RH. Como dito acima, o marketing de recrutamento está focado na fase de atração do processo seletivo. Em resumo, visa aumentar o número e a qualidade dos candidatos.

O employer branding, por outro lado, é mais focado em criar uma imagem positiva da empresa como empregadora, o que pode ajudar a atrair e reter funcionários no longo prazo.

Além disso, o  recruitment marketing é mais específico, concentrando-se em vagas individuais e, principalmente, usando estratégias de marketing direcionadas. Já o employer branding abrange a reputação geral da empresa como empregadora, incluindo sua cultura, valores e experiência do funcionário.

indicadores de recrutamento e seleção relatorios plataforma

Benefícios do recruitment marketing

Em primeiro lugar, o recruitment marketing ajuda a atrair um grupo maior e mais diversificado de candidatos qualificados. Além disso, o marketing de recrutamento ajuda a melhorar a experiência do candidato

Através da cultura, os valores e a experiência do funcionário da empresa, os candidatos em potencial podem tomar decisões informadas sobre se desejam se candidatar a um  cargo. Como resultado, isso pode ajudar a reduzir o número de candidatos não qualificados.

O recruitment marketing também pode ajudar a construir um employer branding positivo. Afinal, ao apresentar a cultura, os valores e a experiência dos funcionários da empresa, os candidatos em potencial esenvolve uma boa impressão da empresa, mesmo que não se candidatem ao cargo.

E, principalmente, o marketing de recrutamento auxilia na redução do tempo de contratação e o custo por contratação. Isso porque, aplicando estratégias de marketing, as organizações alcançam um grupo maior de candidatos qualificados em menos tempo.

Como criar um plano de recruitment marketing?

Antes de tudo, você sabe o que é um plano de marketing de recrutamento?

Em resumo, o plano de recruitment marketing é um roteiro que descreve as várias estratégias que uma organização utilizará para atrair, engajar e contratar os melhores talentos.

Para criar um plano de marketing de recrutamento, existem várias etapas importantes que uma organização deve seguir. E o primeiro passo é definir o público-alvo. Para isso, você precisa identificar os diferentes tipos de candidatos que a organização pretende atrair.

Uma vez identificado o público-alvo, o próximo passo é criar uma estratégia de mensagens. 

Neste caso, deve haver o desenvolvimento de uma mensagem atraente e que comunique efetivamente o desejo da marca perante os candidatos. Logo após, sua equipe deve identificar os canais adequados para atingir o público-alvo, por exemplo, redes sociais, quadros de empregos ou feiras de carreira.

Em seguida, a empresa precisa criar uma estratégia de conteúdo. Para atrair e envolver os candidatos, o conteúdo deve ser informativo e, simultaneamente, atrativo. Por último, há a medição e otimização do plano de recruitment marketing. Aqui, sua equipe deve verificar a eficiência das estratégias usadas no plano de marketing de recrutamento e fazer os ajustes necessários.

Como aplicar o recruitment marketing na sua empresa?

Além das estratégias já citadas, você pode focar técnicas de recruitment marketing para expandir o alcance da sua marca.

Confira a seguir!

Otimize o site de carreiras da empresa

O site da empresa é a primeira impressão da sua organização para a maioria dos possíveis candidatos. Logo, eles devem ser capazes de identificar claramente o que você faz, sua missão, valores e cultura. Para que seu site apareça nos resultados de pesquisa e seja exibido corretamente em todos os dispositivos, você também precisa de uma estratégia robusta de SEO (Search Engine Optimization).

Gerencie sua marca nos sites de avaliação

Os possíveis candidatos querem saber se os atuais funcionários gostam de trabalhar para sua empresa. Portanto, fique de olho nas avaliações e responda cordialmente às confissões feitas por ex ou atuais funcionários.

E sabe por que isso é tão relevante?

Atualmente, os candidatos em potencial consideram as respostas da avaliação quase tão importantes quanto a própria avaliação. Segundo o Glassdoor, 75% dos candidatos a emprego se candidatariam a um emprego se o empregador gerenciasse ativamente sua marca nos sites de avaliação. E, além do Glassdoor, você também pode encontrar avaliações de funcionários no Indeed, Google ou Yelp.

Faça publicidade no YouTube

Você deve saber que o conteúdo é o mais consumido pela nossa geração. Com a publicidade no YouTube, você pode direcionar esses ótimos vídeos (ou trechos de seus vídeos) para possíveis funcionários diretamente no YouTube, o segundo maior mecanismo de pesquisa do mundo.

O custo da publicidade no YouTube é bastante baixo e pode ajudá-los a aumentar o reconhecimento de sua organização, alcançar um novo público online e levar possíveis funcionários a se envolverem com seu site de carreiras.

O YouTube também permite segmentar pessoas por eventos da vida. Isso pode auxiliar a empresa a preencher cargos de nível básico, visando graduados recentes.

Exemplos de recruitment marketing

Ogilvy & Mather

Os concursos se tornaram populares entre as ações de recruitment marketing, especialmente no setor de tecnologia. Geralmente, os potenciais candidatos são instigados a resolver quebra-cabeças ou escrever códigos através das redes sociais.

Isso funciona como uma avaliação inicial e uma forma de chamar a atenção do candidato, já que concursos e desafios são conteúdos extremamente compartilháveis.

Em 2010, Ogilvy & Mather usou oTwitter, YouTube e Facebook para encontrar o que chamou de “o maior vendedor do mundo”.

Nos anúncios, a empresa pediu para os candidatos criarem um vídeo deles mesmos vendendo um tijolo, com a promessa de que os melhores vídeos seriam apresentados no Cannes Lions International Advertising Festival. O vencedor também seria premiado com uma bolsa de estudos de três meses.

Esta foi uma forma envolvente de atrair algumas das mentes mais criativas para uma das maiores agências de publicidade do mundo.

Eurowings Airlines

Em 2018, a Eurowings converteu cada posto de trabalho em um perfil do Tinder. Nesses postos, os candidatos podiam deslizar para a esquerda ou direita. Deslizar para a direita revelaria mais informações sobre o trabalho e, finalmente, resultaria em uma “combinação perfeita”, como um aplicativo de namoro.

Neste caso, a empresa utilizou o marketing de recrutamento para incentivar mais candidatos a se inscreverem. E, como era de se esperar, a campanha “Opens a new window” teve uma taxa de participação recorde.

Google

Em 2004, a Google lançou uma campanha que viria a ser copiada até os dias atuais. O outdoor, colocado no Vale do Silício, apresentava uma equação matemática complexa e desafiava aqueles que se julgavam espertos o suficiente para resolvê-la. 

Uma vez resolvida, a equação revelou um URL de site (www.7427466391.com) que o solucionador deve visitar. Aqueles inteligentes o suficiente para resolver o quebra-cabeça do outdoor receberam um quebra-cabeça final uma vez no site.

O outdoor foi uma técnica envolvente de atrair algumas das mentes mais inteligentes do mundo para o Google.  Afinal, a empresa conseguiu reunir em conjunto de candidatos “solucionadores de problemas” apaixonados – uma habilidade altamente estimada no Google.

Conclusão

Neste texto, nós vimos o que é recruitment marketing e como montar um processo de marketing de recrutamento. Mas, pode ser que você ainda esteja pensando: “Será que minha empresa deve realmente investir em marketing de recrutamento?”

SIM! Através do marketing de recrutamento, você consegue atrair os melhores talentos do mercado, mesmo que estes não estejam procurando por vagas.

De qualquer maneira, lembre-se de seguir a estratégia de marketing de recrutamento e, ao mesmo tempo, inserir as melhores práticas de recrutamento no seu dia a dia.

E, nesse quesito, a Skeel pode te ajudar!

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