redução de custos no R&S

Atualmente, a redução de custos no R&S é a meta de qualquer RH.

O mundo enfrenta uma recessão e, quanto menos custos forem necessários para contratar talentos, mais a empresa poderá alocar esses recursos para investir em ações estratégicas. Mas, existe uma grande diferença entre o que pode ser feito para reduzir os custos e o que realmente trará resultados para a organização.

Neste texto, nós veremos alguns métodos para auxiliar na redução de custos no R&S. Venha conosco.

Por que ficar atento aos custos de R&S?

Em 2022, a Society of Human Resource Management (SHRM) apresentou uma pesquisa relatando que o custo médio por contratação de um funcionário é de quase US$ 4.700.

Obviamente, pode haver mudanças nesse valor a depender de fatores individuais de cada empresa. De qualquer forma, o custo é elevado, principalmente se o funcionário contratado não entregar os resultados esperados pela empresa.

Dito isso, o primeiro motivo óbvio para se dedicar tempo e esforço na redução de custos no R&S é manter um processo seletivo econômico. Além disso, reduzir o custo de contratação ajuda a dedicar recursos do RH para investir em outras estratégias, por exemplo, treinamentos, contratação de ferramentas, entre outros.

E, finalmente, a redução de custos no R&S ajuda os líderes da empresa a observarem o RH como um setor eficiente. Logo, pode haver maior disponibilidade de capital financeiro para este setor, uma vez que ele consegue entregar “mais com menos”.

Quais são os principais custos no R&S?

Para fomentar a redução de custos no R&S, você precisa entender a diferença entre custos diretos e indiretos. Os custos diretos são aqueles diretamente ligados ao processo de recrutamento, tais como salários, comissões, softwares ou treinamentos.

Já os custos indiretos são despesas compartilhadas entre outros departamentos da empresa. Neste caso, os custos indiretos são divididos nos orçamentos dos outros departamentos. Dito isso, confira os principais custos no R&S:

Principais custos no recrutamento e seleção

Salário dos recrutadores

Para realizar o recrutamento, um ou mais funcionários devem ser designados para a função. Obviamente, os recrutadores estão usando sua força de trabalho para contratar os colaboradores. Logo, os salários desses funcionários deve ser considerado como custo direto.

Salários de outros membros envolvidos no processo seletivo

Geralmente, as micro e pequenas empresas – às vezes, médias empresas – fazem uma entrevista com o RH, com o líder do setor e, por último, com o sócio da organização. Essas pessoas precisarão parar seu serviço para dedicar tempo a essa função. Por isso, os salários dessas outras pessoas envolvidas no R&S também devem entrar na conta.

Comissões internas ou bônus de indicação de funcionários

Quando um recrutador preenche uma vaga com sucesso, há o pagamento de uma comissão com base em uma porcentagem pré determinada ou um valor fixo como bônus. Muitas vezes, essa comissão é baseada no nível de dificuldade do cargo ou na importância da função dentro da empresa.

Por outro lado, o bônus de indicação de funcionários incentiva os colaboradores atuais a indicar candidatos qualificados. Quando um candidato indicado é contratado, o funcionário indicado recebe um bônus como forma de agradecimento por sua contribuição ao processo de contratação.

De qualquer modo, o valor do bônus de indicação pode variar dependendo da política da empresa e do nível do cargo indicado.

Custos de anúncios

Em primeiro lugar, existem despesas associadas à publicação da vaga de emprego em várias plataformas, como quadros de empregos, sites específicos do setor ou plataformas de mídia social. Outros custos incluem a produção de materiais promocionais, veiculação de anúncios online ou impressos.

Custos da página de carreiras

Se a sua empresa não possui um time de desenvolvedores, precisa contratar uma agência ou um profissional freelancer para atualizar sua página de carreiras. E, como qualquer outro serviço, essa demanda é paga. Em alguns casos, muito bem paga. Logo, sua empresa precisará investir em mais esse canal durante o processo de R&S.

portal de carreiras banco de talentos

Investimento em software de recrutamento

A contratação de um software de recrutamento envolve o custo inicial de aquisição ou licenciamento do software, que pode variar de acordo com as funcionalidades oferecidas. Além disso, pode haver custos recorrentes, como taxas de assinatura, manutenção, atualização e suporte técnico contínuo.

Também podem surgir custos de treinamento para garantir a utilização adequada do software pela equipe contratante.

Exames médicos

Depois de um candidato ser aprovado no processo de recrutamento, ele precisa realizar todos os exames médicos indicados para a vaga. Geralmente, os custos relacionados aos exames incluem taxas para consultas, exames físicos, exames de sangue, entre outras avaliações específicas para cada área.

Os valores exatos variam a depender do tipo e extensão dos exames, bem como do médico, clínica ou hospital escolhidos.

Treinamento

Os custos com treinamento durante a integração de um novo funcionário abrangem o planejamento do programa de treinamento, contratação de instrutores ou remanejamento de funcionários, compra de materiais e, finalmente, a realização de workshops no local de trabalho.

Também existem os custos indiretos, por exemplo, o tempo dos funcionários ou supervisores envolvidos no treinamento do novo funcionário.

Custos ocultos no recrutamento

Há alguns custos que não estão diretamente relacionados ao processo de contratação, mas que, quando surgem, são enormes. A seguir, veja como os custos ocultos podem impedir a redução de custos no R&S:

Turnover

Quando o funcionário errado é contratado, o turnover, também conhecido como taxa de rotatividade, pode gerar um alto custo para a empresa. Em primeiro lugar, vamos lembrar dos custos diretos associados ao recrutamento, integração e treinamento do funcionário que sai da empresa.

Além disso, existem custos indiretos relacionados à perda de produtividade e possível interrupção da dinâmica da equipe. A empresa também deve custear o novo processo de contratação e, principalmente, pagar os custos trabalhistas do funcionário que, a depender do nível do cargo, são enormes.

Absenteísmo

O absenteísmo pode se tornar um problema caro para a empresa. E o motivo é simples: se o funcionário não está motivado, engajado ou não possui, pelo menos, um senso de compromisso com sua função, provavelmente ele irá faltar ou atrasar com frequência.

Neste caso, a empresa precisará arcar com custos relacionados à cobertura desse funcionário ausente. Por procurar substitutos temporários, deverá pagar horas extras. Sem falar que, com a queda de produtividade desse funcionário, haverá aumento da carga de trabalho dos colegas e possíveis atrasos dos projetos.

Toda essa situação pode se tornar uma bola de neve, com outros colaboradores, insatisfeitos com a postura desse funcionário, não se dedicarem o suficiente em suas funções.

Custos indiretos

Os principais custos indiretos de uma empresa referem-se aos gastos que não estão diretamente associados à produção de bens ou serviços. Eles incluem o aluguel, seguros, material de escritório, marketing, salários, água, luz, internet, entre outros.

Como reduzir custos no R&S?

Até o momento, vimos quais são os principais custos envolvidos no processo de recrutamento e seleção. Mas, o que pode ser feito para reduzir os custos de R&S? Quais estratégias são mais eficazes? Confira a seguir!

Aplique o recrutamento interno

O recrutamento interno pode reduzir significativamente os custos associados aos anúncios de vagas e extensos processos de triagem. Os candidatos internos já estão familiarizados com a cultura, as políticas e os procedimentos da empresa. Logo, reduzirá a necessidade de treinamentos.

Além disso, o recrutamento interno aumenta o moral, a retenção e o engajamento dos funcionários, o que reduz o turnover e aumenta a produtividade das equipes.

Faça prospecção ativa de candidatos

Da mesma maneira que empresas vão atrás dos seus clientes, o que chamamos de prospecção ativa, você, como recrutador, também pode usar essa estratégia para encontrar os melhores talentos.

Inclusive, o LinkedIn é uma das melhores redes para encontrar talentos graças aos seus filtros. Na rede, você pode filtrá-los por graduação, cursos, experiência, empresas anteriores, entre outros critérios. Com isso, você foca somente nos candidatos com maior potencial de atender aos requisitos do cargo.

Utilize um banco de talentos

Um banco de talentos é um grupo de candidatos pré-selecionados que manifestaram interesse em trabalhar para a organização. Ao utilizar um banco de talentos, você tem acesso a um conjunto de candidatos em potencial a qualquer momento, economizando tempo na busca e avaliação de candidatos.

E, como dito anteriormente, economizar tempo ajuda na redução de custos no R&S, já que a força de trabalho de um recrutador é um custo direto.

processo seletivo personalizado

Renegocie o contrato de fornecedores

A renegociação de contratos com fornecedores tem um impacto significativo na redução de custos no R&S. E por quê?

Ao renegociar contratos com agências ou plataformas de recrutamento, você pode obter condições mais favoráveis de contrato, como taxas com desconto ou valores reduzidos pelo tamanho do contrato. Isso resulta em menos custos, especialmente quando o RH precisa preencher vários cargos frequentemente.

Implemente um programa de indicação de funcionários

Como dito anteriormente, um programa de indicação de funcionários permite que o RH tenha acesso a um grupo de talentos disponíveis a qualquer momento. E isso, consequentemente, reduz a necessidade de fazer anúncios pagos, divulgar vagas em sites de empregos, entre outros detalhes burocráticos chatos e caros.

Além disso, as indicações resultam em candidatos mais talentosos e ciclos de contratação mais rápidos, o que reduz o tempo de preenchimento e aumenta a taxa de retenção dos funcionários.

Automatize processos de R&S

A automação elimina a necessidade de entrada manual de dados, reduz tarefas administrativas e minimiza o tempo gasto em atividades repetitivas. Isso leva a maior eficiência da equipe e, por fim, economia de custos do setor.

Além disso, a automação aprimora a seleção de candidatos, já que consegue identificar os candidatos mais qualificados a partir de métricas pré-definidas.

Como a Skeel pode te ajudar na redução de custos no no R&S?

A Skeel é uma plataforma de recrutamento e seleção com inteligência artificial. Logo, oferece várias soluções que podem ajudar os RHs na redução de custos no R&S.

Dentre as principais soluções, podemos citar:

  • Classificação de candidatos por inteligência artificial: a Skeel utiliza algoritmos de IA para avaliar e classificar os candidatos com base em suas qualificações, permitindo que os recrutadores concentrem seus esforços nos candidatos mais promissores;
  • Indicadores estratégicos: a plataforma fornece indicadores estratégicos sobre o processo de recrutamento. Isso garante que os recrutadores tomem decisões baseadas em dados;
  • Publicação automática de vagas: a Skeel publica as vagas automaticamente nos principais portais de empregos do Brasil, ampliando o alcance e a visibilidade das vagas sem a necessidade de publicação manual;
  • Plataforma intuitiva: a plataforma Skeel foi projetada para ser simples e fácil de usar, garantindo uma ótima experiência para profissionais de RH e candidatos sem precisar de treinamentos complexos;
  • Conformidade com a LGPD: nós cumprimos a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) à risca. Na Skeel, os dados dos candidatos são tratados com segurança e de acordo com os regulamentos de proteção de dados;
  • Centralização dos dados: a Skeel centraliza todos os dados do processo de recrutamento e seleção, sem precisar fazer integração com outro banco de dados.

Aproveitando essas vantagens, você consegue investir na redução de custos no R&S de maneira realmente eficaz para o seu negócio.

Conclusão

Neste texto, nós vimos as principais estratégias para investir na redução de custos no R&S. Finalmente, não se esqueça: existe diferença entre o que deve e o que pode ser feito para reduzir os custos no RH.

De qualquer maneira, a estratégia mais eficaz – e barata – para redução de custos no R&S é investir em uma plataforma de recrutamento e seleção que realmente ajude a sua equipe a ter um papel estratégico dentro da sua organização.

plataforma de recrutamento