planejamento de RH

O planejamento de RH é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, independentemente do seu tamanho. No entanto, muitas PMEs negligenciam essa etapa devido às limitações financeiras ou simplesmente por desconhecimento da sua importância. 

Por isso que, neste texto, vamos explorar mais a fundo sobre a importância do planejamento de RH, principais etapas e, principalmente, como fazer um planejamento de RH.

Confira a seguir!

O que é planejamento de RH?

O planejamento de RH envolve a elaboração de estratégias para gerir as pessoas que trabalham na organização. Basicamente, a sua meta é garantir um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Atualmente, o planejamento de RH inclui a definição de práticas de recrutamento e seleção, remuneração e benefícios, treinamento e desenvolvimento, gestão de desempenho, gestão da cultura, clima organizacional, entre outros aspectos. 

Em resumo, o RH deve assegurar que a empresa tenha as pessoas certas, com as habilidades e competências necessárias para desempenhar suas funções de maneira eficiente na organização.

O planejamento de RH também visa antecipar as necessidades futuras da empresa em termos de pessoal, garantindo que ela tenha o número adequado de funcionários e que esses funcionários tenham as habilidades necessárias para lidar com os desafios do mercado.

Importância do planejamento de RH

Um modelo de planejamento de RH bem estruturado pode ajudar a empresa a manter sua competitividade em um mercado cada vez mais desafiador. Afinal, essa estratégia garante que a organização atraia e retenha seus melhores talentos, além de promover um ambiente de trabalho mais produtivo. 

Além disso, um bom planejamento de RH ajuda a promover a cultura empresarial, estabelecendo práticas que promovam a motivação, a produtividade e a satisfação dos colaboradores. Inclusive, o planejamento pode incluir programas de treinamento e desenvolvimento, que capacitam os funcionários para atender às demandas do mercado.

Quais são as 4 etapas de um planejamento de RH?

Você sabia que existem diversas etapas do planejamento estratégico de RH? Neste momento, vamos nos concentrar nas quatro principais etapas do planejamento de RH úteis para atrair e reter as pessoas certas, com as habilidades certas, nas funções certas, no momento certo.

Veja a seguir!

  1. Recrutamento e seleção

O processo de recrutamento envolve a identificação de vagas e a busca de candidatos em potencial, enquanto o processo de seleção trata da avaliação do candidato mais adequado para a função.

E, para desenvolver a estratégia com excelência, o time de RH deve utilizar os objetivos, valores e cultura da empresa para construir uma comunicação que atraia e retenha os melhores talentos. Sendo assim, o primeiro passo no desenvolvimento de uma estratégia de recrutamento e seleção é definir os cargos, identificar as habilidades, experiências e qualificações necessárias para cada função.

Uma vez definidos os cargos, o RH deve desenvolver uma estratégia de sourcing que inclua abordagens tradicionais e inovadoras. Isso pode incluir o uso de quadros de empregos, redes sociais, referências de funcionários e eventos de networking.

O RH também pode considerar o uso de ferramentas digitais de recrutamento, que podem ajudar a agilizar o processo de recrutamento e melhorar a experiência do candidato.

processo seletivo organizado
  1. Treinamento 

Desenvolver uma estratégia de treinamento aos funcionários é uma das principais etapas do planejamento estratégico de RH.

O primeiro passo dessa etapa é identificar as necessidades de treinamento dos funcionários. Para tal, considere as suas funções, responsabilidades e níveis de habilidade do grupo de colaboradores. Vale destacar que isso pode ser feito através de uma avaliação de necessidades, que pode incluir pesquisas, entrevistas e avaliações de desempenho.

Uma vez identificadas as necessidades de treinamento, o próximo passo é desenvolver um plano de treinamento que descreva os objetivos, métodos de entrega e conteúdo de cada programa de treinamento.

Este plano também deve incluir um cronograma e orçamento, bem como um plano de avaliação para medir a eficácia do treinamento.

Outro aspecto imprescindível na modulação de uma estratégia de treinamento é garantir que ela esteja alinhada com os objetivos da empresa. Em outras palavras, o treinamento deve incluir as habilidades e áreas de conhecimento críticas para o sucesso do negócio ou que apoiam os valores e a cultura da empresa.

  1. Remuneração

Um plano de remuneração e benefícios tem como objetivo atrair, reter e motivar os funcionários. Para desenvolvê-lo, o RH precisa, primeiramente, realizar uma análise de cargos e determinar os níveis de remuneração apropriados para cada função com base nas referências de mercado.

Depois, o próximo passo é desenvolver um pacote de benefícios que se alinhe aos objetivos da empresa. Isso pode incluir plano de saúde, planos de aposentadoria, férias e licenças médicas e outras vantagens, como academias ou home office.

E, obviamente, estruture o plano de remuneração e benefícios com base nos requisitos legais, por exemplo, piso salarial.

Também vale ressaltar que o plano de remuneração e benefícios precisa ser elaborado para reconhecer o desempenho dos funcionários. A partir daí, a empresa pode oferecer bônus, programas de participação nos lucros, entre outros incentivos.

Finalmente, revise e ajuste regularmente o plano de remuneração e benefícios. Dessa forma, o RH garante que ele permaneça competitivo e atenda às novas necessidades da empresa.

  1. Engajamento

Funcionários engajados estão mais comprometidos em alcançar as metas da empresa. Além disso, tendem a permanecer na empresa por um longo prazo. Sendo assim, o RH precisa criar estratégias para aumentar o engajamento dos colaboradores.

Para tal, comece entendendo as necessidades dos funcionários. Uma maneira eficaz de fazer isso é realizando pesquisas. Dessa forma, é possível coletar feedback sobre o que motiva e envolve os funcionários.

Inclusive, essas informações podem ser usadas para identificar áreas de melhoria no negócio.

Outro fator crítico no engajamento dos funcionários são as oportunidades de crescimento e desenvolvimento. O RH pode criar um programa de desenvolvimento de carreira que inclua desenvolvimento, programas de orientação e desenvolvimento de liderança.

Além disso, o RH pode elaborar um ambiente de trabalho positivo através de programas que promovam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, como horários flexíveis, opções de trabalho remoto e programas de bem-estar.

Como fazer um planejamento de RH?

Após conhecer as principais etapas do planejamento estratégico de RH, seu time precisa executá-lo. Por isso, confira como fazer um planejamento de RH na prática.

portal de carreiras banco de talentos

Realize um diagnóstico da empresa

Para realizar um planejamento de RH com eficácia, seu time precisa diagnosticar o estado atual da empresa e as necessidades futuras. 

Antes de tudo, verifique a força de trabalho atual para identificar pontos fortes, fracos e lacunas de habilidades. Para isso, revise as métricas de desempenho dos funcionários, conduza pesquisas e colete feedback dos gerentes.

Depois, identifique oportunidades e ameaças que possam impactar as necessidades de capital humano da empresa. Isso pode ser feito monitorando as tendências do mercado de trabalho, indicadores econômicos e desenvolvimentos da indústria.

Com isso, o RH pode antecipar as futuras necessidades de pessoal e desenvolver estratégias para atrair e reter o talento certo.

Estabeleça metas

Após realizar um diagnóstico completo da empresa, o RH deve definir metas claras e mensuráveis que se alinhem à estratégia da organização. 

Sendo assim, priorize as áreas de melhoria com base nos resultados do processo de diagnóstico e determine as ações necessárias para resolvê-las. 

Depois, garanta que as metas definidas sejam SMART (específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo). Em outras palavras, as metas devem ter métricas mensuráveis e que possam ser rastreadas e, principalmente, avaliadas ao longo do tempo. 

Elas também devem ser realistas em comparação às necessidades e recursos da organização, com um cronograma claro para conclusão.

Por fim, comunique as metas para todas as partes interessadas, incluindo funcionários, gerentes e outros departamentos. 

Desenvolva um plano de ação

Uma vez que o RH tenha estabelecido metas claras e mensuráveis alinhadas às estratégia da organização, o próximo passo é desenvolver um plano de ação para atingir essas metas.

O RH, para desenvolver um plano de ação eficaz, deverá estabelecer as seguintes etapas:

  • Dividir cada meta em tarefas específicas: isso ajuda a esclarecer o que precisa ser feito e quem será o responsável por cada tarefa;
  • Atribuir responsabilidades para cada pessoa ou equipe apropriada: garante que todos saibam o que se espera deles e ajuda a evitar esforços desnecessários;
  • Estabelecer prazos para cada tarefa: assegura que o progresso siga em direção à meta e permite que ajustes sejam feitos, se necessário;
  • Estruturar um sistema de monitoramento e avaliação do progresso: isso pode envolver check-ins regulares, relatórios de progresso ou outros métodos de acompanhamento.

Seguindo essas etapas, o RH pode desenvolver um plano de ação focado, acionável e mensurável. 

Realize capacitações e treinamentos

Esta etapa faz parte de uma das etapas do planejamento estratégico de RH. Sendo assim, não há nada além do que fora citado no texto.

Ou seja, para estruturar um programa de capacitações e treinamentos o RH, primeiramente, deve identificar as habilidades e competências necessárias em cada cargo. Para isso, seu time pode revisar as descrições de cargo, realizar avaliações de desempenho e consultar funcionários.

A partir daí, é hora de desenhar os programas de treinamento que abordem as hard e soft skills identificadas. 

Nestes programas, deve haver novos materiais de treinamento (caso tenham antigos), modificação de programas existentes ou terceirização de treinamentos externos.

Logo após, estabeleça um sistema para avaliar a eficácia dos programas de treinamento. Isso pode ocorrer através dos feedback dos participantes, avaliação pós-treinamento ou monitoramento de mudanças no desempenho dos funcionários.

E, finalmente, comunique os programas de treinamento às partes interessadas. Dessa forma, o RH conseguirá deixá-los cientes das oportunidades de treinamento disponíveis e, principalmente, incentivar sua participação.

Monitore os resultados

Por último, o RH deve acompanhar os resultados dos programas para garantir que a empresa esteja obtendo ROI positivo em seu programa de treinamento.

Para isso, estabeleça um método para acompanhar o progresso de cada funcionário e identifique as lacunas de habilidades que precisam ser melhoradas. Além disso, o RH deve comunicar os resultados dos programas de treinamento às partes interessadas. 

Isso ajuda a criar suporte para futuras iniciativas de treinamento e demonstrar o valor de investir no desenvolvimento dos funcionários.

Quais tendências do setor devem ser incluídas no planejamento estratégico de RH?

No atual ambiente de negócios, é essencial que os profissionais de RH incorporem as tendências do setor no planejamento estratégico. Por isso, confira a seguir como implementar essas tendências no planejamento de RH da empresa:

  1. Trabalho remoto: a pandemia do COVID-19 acelerou a tendência de trabalho remoto e agendamento flexível. Sendo assim, RH deve enfrentar os desafios associados ao gerenciamento de uma força de trabalho remota, incluindo comunicação, colaboração e produtividade, além de garantir que os funcionários tenham os recursos necessários para serem bem-sucedidos;
  2. Diversidade, equidade e inclusão (DEI): o foco no DEI cresceu significativamente nos últimos anos. Dito isso, o RH deve garantir que a organização seja inclusiva e apoie todos os funcionários. Isso pode incluir a implementação de programas de treinamento, a revisão dos processos de recrutamento e o desenvolvimento de políticas que promovam a diversidade e a inclusão;
  3. Adoção de tecnologia: O uso de tecnologia em RH tornou-se cada vez mais importante, com ferramentas como sistemas de rastreamento de candidatos, software de gerenciamento de desempenho e sistemas de aprendizado se tornando mais comuns. Por isso, o RH deve continuar avaliando novas tecnologias que possam melhorar seus processos e agilizar seus fluxos de trabalho;
  4. Desenvolvimento de requalificação: à medida que as indústrias evoluem, os funcionários devem acompanhar essas mudanças de habilidades necessárias para o sucesso. Logo, o RH precisa investir em programas de treinamento que ajudem os funcionários a desenvolver novas habilidades voltadas aos requisitos do cargo;
  5. Bem-estar dos funcionários: a pandemia destacou a importância do bem-estar dos funcionários, incluindo saúde mental e física, estabilidade financeira e equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Portanto, o RH deve desenvolver programas que apoiem o bem-estar dos funcionários, incluindo acordos de trabalho flexíveis, recursos de saúde mental e programas de bem-estar financeiro.

Conclusão

Neste texto, vimos o que planejamento de RH e como incorporá-la na organização.

Em resumo, o planejamento de RH garante que o setor obtenha maior produtividade, retenha os melhores talentos e, principalmente, invista o mínimo de capital financeiro para atingir esses objetivos.

No recrutamento e seleção, por exemplo, permite que a empresa tenha as pessoas certas, com as habilidades certas, no momento certo. E, sem dúvidas, uma das principais maneiras de aplicar dar andamento a um planejamento de RH é utilizar como apoio uma ferramenta de recrutamento e seleção, onde você consiga centralizar todo armazenamento de dados e banco de talentos.

A Skeel é uma plataforma de recurtmaento e seleção que auxilia empresas a encontrar os melhores talentos para suas vagas em aberto, com a personalização do processo seletivo e diversas funcionalidades que otimizam o tempo dos recrutadores, para que possam se dedicar a tarefas mais estratégicas.

otimize o processo seletivo

Acompanhe nossas redes sociais: Linkedin | Instagram | Facebook | Youtube